Novo Fiat 500 elétrico
Emocionante, elitista, elegante, eficiente e… elétrico. O novo Fiat 500 é um verdadeiro catalisador de emoções com baterias apontadas aos clientes que procuram um citadino com estilo, económico na utilização e que não abdicam de uma certa sofisticação. Como se não bastassem os adjetivos anteriores, o novo 500 tem agora um irmão mais engenhoso que ganha uma terceira porta lateral.

A Fiat é a primeira a admitir que o 500 é um “case study” de sucesso. Uma espécie de galinha de ovos de ouro tão prolífica que permitiu montar toda uma família de modelos em torno do conceito original. O novo 500 mantém todos os atributos que fizeram deste icónico citadino um tremendo sucesso comercial, mas fá-lo com uma renovada sofisticação, um importante reforço tecnológico e um motor elétrico. Sim, pasme-se, o novo 500 é elétrico. Mas não é um elétrico “tradicional”, esse (o 500 Action) chegará mais tarde, com um motor menos potente (70 kW) uma autonomia ligeiramente mais pequena (180 km), baterias mais compactas (23,8 kWh) e, acima de tudo, um preço mais convidativo de 23 800€ (fora os incentivos).

Por enquanto, o modelo disponível nesta primeira fase de comercialização garante, segundo as contas da Fiat, 320 km de autonomia no ciclo WLTP, distância que pode aumentar para os 460 km numa utilização exclusivamente citadina. Valores muito convincentes tendo em conta as dimensões contidas e o caráter urbano desta proposta. Mas não é só na distância percorrida que o 500 elétrico se destaca, é também na forma enérgica como o faz. Com um motor de 87 kW (118 cv), o 500 acelera de 0 a 100 km/h em 9 segundos e alcança os 150 km/h de velocidade máxima limitada eletronicamente. A bateria de 42 kWh de capacidade aceita carregamentos rápidos de até 85 kW, o que lhe permite recuperar até 80% da carga em apenas 35 minutos.

3+1, a conta que a Fiat fez
Além das “tradicionais” versões berlina e cabrio (C), o novo Fiat 500 está disponível numa inédita configuração 3+1 ou seja: do lado direito (o do pendura) existe uma pequena segunda porta de abertura suicida que facilita o acesso ao habitáculo. Este detalhe, que em pouco ou nada afeta o sex-appeal do novo 500, pode ser decisivo para quem gostava de ter um 500, mas não quer abdicar do acesso direto ao banco traseiro. Um bom exemplo é a mãe ou pai de um miúdo pequeno que ainda viaja numa cadeira de segurança e que, assim, vê a tarefa de o colocar/retirar muito facilitada. O acréscimo de 2000€ face à versão congénere de apenas 3 portas pode parecer “pesado”, mas se for este o preço a pagar para poder conciliar a posse do 500 com as suas obrigações familiares, pelo menos agora sabe que tem uma alternativa.

Por falar em preços, como referimos, a Fiat propõe o novo 500 em dois níveis distintos de potência e capacidade das baterias. Já os níveis de equipamento são quatro: Action (disponível na variante de 23,8 kWh), Passion, Icon e La Prima. O primeiro já referimos nas linhas anteriores. Quanto à versão de 42 kWh, os valores para a berlina começam nos 26 800€ do Passion e vão até aos 33 900€ do superequipado La Prima. O 500 3+1 acrescenta 2000€ a estas cifras e se optar pelo 500 Cabrio terá de juntar 3000€ ao preço base da versão fechada de 3 portas.

Este artigo foi escrito por Rui Reis