UMA ODE AO REQUINTE

NÚMERO DE INSCRITOS NO CENTRO DE EMPREGO AUMENTA EXPONENCIALMENTE
22 de Fevereiro, 2021
ALUNOS DO 1º E 2ª REGRESSAM À ESCOLA PRIMEIRO?
23 de Fevereiro, 2021

UMA ODE AO REQUINTE

A gama ES 300h, a berlina executiva por excelência da Lexus, acaba de acolher uma nova série especial que aposta tudo na relação preço/equipamento. Não que acreditemos que alguém alguma vez se tenha queixado da falta de equipamento, da reduzida sofisticação ou do menor conteúdo tecnológico do ES 300h, ou não fossem estes alguns dos seus principais atributos, mas a Lexus achou que, pelos vistos, ainda havia margem de progressão.

Assim, partindo do nível Business Plus, a divisão de luxo do Grupo Toyota acaba de lançar o novo Lexus ES 300h Special Edition, que se destaca pela inclusão de um conjunto alargado de elementos de conforto constituído pelo sistema multimédia com ecrã de 12 polegadas com conectividade e integração smartphone via Apple Car Play ou Android Auto, pelo carregador wireless para smartphone; o volante e os bancos revestidos em pele Tahara e as novas jantes de 18” em liga leve. Esta versão especial está disponível 62.900€, um valor especialmente atrativo tendo em conta o equipamento compreendido e a sofisticação inerente ao modelo híbrido da Lexus.

previous arrow
next arrow
Slider

Relembramos que a berlina de luxo japonesa conta com os préstimos de um evoluído sistema híbrido que combina um motor a gasolina com 2,5 litros de capacidade (a trabalhar sobre o ciclo de Atkinson) e 178 cv de potência, com um motor elétrico dianteiro de 88 kW. A potência combinada é de 218 cv, suficientes para impulsionarem esta berlina de praticamente 5 metros de comprimento dos 0 a 100 km/h em 8,9 segundos. E isto com consumos médios anunciados de apenas 5,3 l/100 km.

A motorização híbrida associada à transmissão automática de funcionamento do tipo variação contínua (na realidade é um trem epicicloidal) proporciona uma acrescida dose de conforto e facilidade de utilização. Conforto é, aliás, uma palavra chave no Lexus ES 300h que foi, assumidamente, criado a pensar no bem-estar e serenidade dos seus ocupantes. Esta opção reflete-se, como referimos, na dotação de equipamento e na qualidade dos acabamentos, mas também no espaço interior (muito acima da média), na cuidada insonorização e na taragem da suspensão.

De “olhos” postos no futuro

Outra das novidades da gama ES 300h é a adoção, de série na versão Luxury, de câmaras digitais laterais em substituição dos habituais espelhos retrovisores. Tecnologia que só há pouco tempo começou a ganhar destaque, em 2018 a Lexus foi a primeira marca do mundo a integrar espelhos retrovisores digitais num modelo de produção em série. Este sistema é composto por câmaras digitais compactas de alta resolução, que transmitem imagens em tempo real a ecrãs dentro do veículo. Protegido contra os elementos, este sistema garante imagens com maior nitidez em todas as condições atmosféricas, reforçando a segurança com visão ampliada automática, quando o condutor utiliza os indicadores de mudança de direção, marcha atrás ou quando o condutor pretende, eliminando desta forma o ângulo morto. O Lexus ES 300h Luxury está disponível desde os 76 500€.

previous arrow
next arrow
Slider

Este artigo foi escrito por Rui Reis.