UMA FOLHA DE ALFACE POR DIA, NEM SABE O BEM QUE LHE FAZIA

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE: UM LUGAR GENUÍNO
11 de Outubro, 2021
CONCERTOS INTIMISTAS EM CASCAIS LEVAM A PALCO CAROLINA DESLANDES E NÃO SÓ
11 de Outubro, 2021

UMA FOLHA DE ALFACE POR DIA, NEM SABE O BEM QUE LHE FAZIA

A alface é muito rica em vitamina C pelo que, entre tantos outros benefícios, esta reforça os mecanismos de defesa do organismo, ajudando assim a manter o corpo livre de constipações, gripes e outras inflamações.

Embora seja uma presença assídua nas saladas, poucos são aqueles que conhecem o quão esta verdura em forma de flor é poderosa em termos de vitaminas. Iceberg, lisa, frisada, roxa, há para todos os gostos, e pode consumi-la através de saladas, sandes ou sumos.

Para além de conter poucas calorias, é ainda rica em água, ou seja vai manter a sua pele devidamente hidratada. Se ainda não está convencido, damos-lhe mais razões para ter pelo menos uma folha de alface no prato.

Ajuda a combater envelhecimento prematuro da pele

As vitaminas A, E e C presentes na alface têm a capacidade de proteger a pele contra os raios ultravioletas do sol, assim como também são importantes no processo de cicatrização e produção de colagénio no organismo.

Ajuda a combater diabetes e anemia

As fibras presentes na alface fazem com que a absorção no intestino seja mais lenta, diminuindo o açúcar no sangue. Sendo assim, esta verdura é uma ótima opção para diabéticos ou pré-diabéticos. A alface também carrega consigo duas das principais vitaminas que ajudam a prevenir a anemia, o ácido fólico e o ferro.

Melhora a saúde dos ossos e dos olhos

A alface é uma ótima fonte de fósforo e cálcio, sendo estes dois importantes para a saúde dos ossos. Para além disso, a mesma também contém vitamina K que é importante para firmar o cálcio no organismo. Através da vitamina A presente na alface, faz com a mesma se torna uma grande aliada contra a degeneração macular e a catarata, causadas pelas ações dos radicais livres ao longo do envelhecimento.

Regula o trânsito intestinal

As fibras alimentares presentes na alface são responsáveis por prevenir a obstipação e a prisão de ventre. Essas substâncias também garantem a sensação de saciedade mais rapidamente.

Ajuda a diminuir as cãibras

A alface também é uma ótima solução para aqueles que sofrem com as cãibras musculares. A quantidade considerável de potássio presente na alface ajuda a prevenir a chamada de hipocalemia, que são os níveis baixos do mineral no sangue (que causam as cãibras).

Texto escrito por Yauri Neto