Orlando, Florida, casa da Walt Disney World Resort, tornou-se a casa da NBA até Outubro, altura em que decide o campeão deste ano desportivo. Os super-heróis deram lugar a … outros super-heróis. A magia e a fantasia transformaram-se de princesas e personagens para lendas de carne e osso.
Esta Quinta-feira, dia 6 de agosto, marca uma semana desde o arranque da NBA. É verdade que existiram jogos de preparação, mas a competição arrancou oficialmente dia 30 de julho. Uma continuação de temporada que levou a muito esforço e muito compromisso entre todas as partes envolventes, nomeadamente, NBA e a NBPA (a associação de jogadores). Estas duas partes, lideradas por Adam Silver e Chris Paul, respetivamente, conseguiram criar uma solução, até ao momento, capaz de lidar com a pandemia. Num país responsável por metade das infeções por COVID-19 existentes no mundo. Uma bolha. Um local “ isolado “ de onde os jogadores não podem sair sem permissão. Caso voltem, são sujeitos a períodos de isolamento e testes. A verdade é que dentro desta bolha existe de tudo. Desde piscinas a barbeiros. Campos de golfe a restaurantes. Existe um convívio entre equipas, algumas até ficaram colocadas no mesmo hotel.
Ginásios preparados e complexos desportivos transformados para se tornarem em recintos. Uma verdadeira operação. E qual foi a primeira coisa que os jogadores pediram para garantir a continuidade da temporada, para além da segurança? Que os movimentos sociais dos Estados Unidos não fossem esquecidos. Cada jogador pode ter na sua camisola uma causa social, uma entidade, uma mensagem. Desde “ Black Lives Matter “ a “ Vote “. Quatro dias depois, os jogadores continuaram a ter esse direito de envergar as causas, mas desta vez já acompanhados dos seus nomes por baixo do número.
Como funcionam os jogos nesta bubble?
22 equipas e cada equipa tem 8 jogos. Passam 8 a play-offs. Se a equipa que terminar em 9 ficar a quatro jogos do 8º classificado, essas duas equipas disputarão um play-in de acesso. A que terminou em 8º precisa de ganhar um jogo. A que terminou em 9º precisa de ganhar dois.
Lakers garantiram o primeiro lugar e os Bucks vão pelo mesmo caminho. Na Conferência Oeste, para além dos Lakers, Clippers, Nuggets, Jazz, OKC, Rockets e Mavericks já carimbaram a sua presença nos play-offs. Estão na luta pelo 8º lugar 6 equipas: Grizzlies, Blazers, Spurs, Pelicans, Suns e Kings. As probabilidades de um play-in nesta conferência são altíssimas.
Do outro lado, juntam-se aos Bucks: os Raptors, Celtics, Heat, Pacers e 76ers. O último lugar ficaria para ser disputado entre Magic e Wizards. Mas, com os resultados ocorridos, os Wizards estão fora da corrida.
A primeira semana
Foi uma primeira semana atribulada em termos de resultados. Com muita inconsistência pelo caminho. Uma questão justificada pelo ritmo dos jogadores, que recomeçam agora os jogos mais intensos, e o número de minutos dos jogadores mais importantes em equipas já qualificadas para play-offs.
Diriam os espanhóis, numa tradução para o português feita de cima do joelho, que “ não acredito em bruxas, mas que elas existem, existem “ . Rudy Gobert, poste/centro dos Utah Jazz, e o primeiro jogador a ser infetado, depois da sua brincadeirinha com os jornalistas, foi o responsável pelos primeiros e últimos pontos no primeiro jogo de regresso frente aos New Orleans Pelicans. Também na noite “ inaugural “ os Lakers venceram os Clippers por 103-101. Lakers que garantiram o primeiro na Conferência Oeste, apesar das suas duas derrotas e duas vitórias. Bucks começaram 1-2, com vitória frente aos Celtics e derrotas perante Nets e Rockets.
A Este, Raptors começaram 3-0 assim como os Pacers. Pacers que contam com um extraordinário TJ Warren. 119 pontos em 3 jogos, incluindo 53 contra os 76ers. Wizards, pelo contrário, somam já 4 derrotas.
A Oeste, Suns contam com 3 jogos e 3 vitórias. Do outro lado, os Kings. O mesmo número de jogos e o mesmo número de derrotas. Pior só os Grizzlies que apresentam 4 derrotas e começam a avistar as outras equipas a chegarem-se ao seu 8º posto.
Esta Quinta-feira temos Lakers – Rockets (transmissão TNT e Sport TV), Sexta Celtics – Raptors (ESPN e Sport TV), Raptors – Bucks (ESPN e Sport TV). Estes são apenas alguns dos exemplos do que poderá assistir. Todos os dias conta com mais de quatro jogos para disfrutar. Sobretudo se for assinante da NBA TV. Os play-offs começam dia 17 de agosto.
Fica ainda a nota, que a WNBA também já recomeçou. Com a sua própria bubble. Votos que tudo continue a correr pelo melhor.
Jogo que deve assistir
Rockets – Mavericks. Se não assistiu, deve fazê-lo. Não vou spoilar o resultado. Mas a aguço o apetite: há mais de 20 anos que uma primeira parte não tinha tantos pontos. Fica a dica!
Este artigo foi redigido por Alexandre Ferreira