O PEQUENO “REGUILA”
17 de Março, 2021
“QUÃO ESCURA SERÁ A SUA PELE?”
17 de Março, 2021

UM HOMEM ANALÓGICO CONFESSA-SE

O primeiro texto do novo cronista da New Men, Luís Filipe Borges, também conhecido por Boinas.

Megan Fox despida no meu terraço! Pronto, agora que tenho a vossa atenção, vamos a apresentações: tenho 43 anos, licenciei-me em Direito mas não sei dar um nó de gravata e a única vez que estive em tribunal foi como arguido; sou açoriano – nascido, crescido e para sempre; benfiquista, comediante, argumentista – não necessariamente por esta ordem; sou casado, tenho um filho com menos de dois meses, uma cadela com 30 kgs, um gato com quase 10, um sinal de nascença saliente no pescoço, e faço parte duma geração que conhece o antes e o depois.

Explico: nasci no tempo da TV a preto e branco, com dois canais, a era em que os nossos pais ofereciam um arco e flecha pelo Natal e diziam: “Vai filho, diverte-te. Não te quero ver em casa antes das 21”. Fiz todo o liceu sem um computador e o meu primeiro telemóvel era um tijolo da Panasonic no qual, se colocasses um asterisco e um código ‘secreto’ antes do número da pessoa em questão, podias trocar áudios longuíssimos com ela sem que o tarifário acusasse ou desse conta. Vim para Lisboa com 18 anos e comprei o meu primeiro carro aos 22, um chaço com 14 anos que, quando me despedi dele no ferro-velho, valia menos que o auto-rádio. 15 contos pelo veículo, 35 o dito cujo. Sim, sou do tempo do conto, do escudo e do centavo. Adoro conduzir mas não percebo pevide da tecnologia motorizada, e muito honestamente não distingo a junta da cabeça da cabeça da junta. Não entendo nada de moda, a não ser que qualquer programa sobre moda é de um ridículo absurdo. Lembro-me da blogosfera de quando não passava de meia dúzia de templates, nem se podia comentar e ninguém imaginava os “influencers”. Não digo ‘top’ nem ‘lol’ e elimino amizades virtuais se derem mais de 3 erros de Português. Strike three, you’re out! – a única coisa que pesco de baseball. Adoro bola mas abomino o futebol tuga, seus dirigentes, intrigas, conluios, tempo útil de jogo, claques, VAR, etc. Sou um guarda-redes amador do catano. Sim, riam-se. Depois combinamos uma peladinha. Lembro com saudade o tempo do telefone fixo e quem me dera lá voltar. Tínhamos de estar em casa para atender e não era por isso que deixávamos de ter amigos, agenda, vida. Sou um inepto tecnológico total e avario todas as máquinas ou gadgets. To-das. Mas não podia estar mais orgulhoso por iniciar esta colaboração com um projecto que tem a eufemística fome que torna grandes as aventuras. Sou um quarentão desastrado mas carregadinho de boas intenções, um homem analógico num tempo digital. Espero aprender convosco e que se divirtam comigo.

Todas as 4ª feiras, na NewMen, podem contar com 5 Minutos de Vida. Uma ideia que este vosso Good Old Boinas traz de há muito. Contra o desperdício e apelando à urgência. Eu e um convidado, 5 minutos juntos e nada mais, sem cortes nem takes extra, acrescentos ou revisões. 5 minutinhos para o essencial: daquilo que quero absolutamente saber até à mais pura parvoeira. Sem transições nem tempo a perder.

Venham daí. Ready, set, go.

Este artigo foi escrito pelo cronista da New Men Luís Filipe Borges, Boinas

DS7 Crossback
Slider
Advertisement