Os trabalhadores exigem melhores condições de trabalho e a contratação de trabalhadores.
A Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (Fectrans) anunciou que os trabalhadores da Transtejo e da Soflusa realizarão greves entre 11 e 13 de junho. A Transtejo cumpre greve nos dias 11 e 12, e a Soflusa a 12 e 13.
No caso da Soflusa, os trabalhadores realizaram um plenário para debaterem a proposta das empresas de aumento salarial na ordem dos 0,9%, valor que a estrutura sindical considera insuficiente tendo em conta a inflação.
Além da questão salarial, os trabalhadores exigem também a contratação de trabalhadores porque a empresa precisa de mais 13 maquinistas. “A Soflusa precisa de 13 maquinistas para completar as 34 tripulações que tem, porque só tem 11 maquinistas neste momento”, explicou Carlos Costa, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores Fluviais.
Por sua vez, os trabalhadores da Transtejo realizaram também um plenário, no qual decidiram marcar greves com o objetivo de reivindicar a reposição do poder de compra e valorização dos salários.
A Transtejo e a Soflusa asseguram a travessia fluvial entre Lisboa e a margem Sul. As duas empresas são diferentes mas a administração é a mesma.
Artigo por Yauri Neto