O novo carro da marca nipónica já está disponível para encomendas online
O Toyota GR Yaris é a encarnação “civilizada” do modelo de ralis da marca nipónica, o Yaris WRC. A forma mais aproximada de sentirmos na pele do dia a dia o ambiente vivido pelo hexacampeão do mundo de ralis Sébastien Ogier dentro do cockpit.
Desenvolvido pelo departamento de competição da marca, a Toyota Gazoo Racing, em colaboração com a equipa desportiva do pentacampeão mundial de ralis Tommi Mäkinen, esta é a versão mais aguerrida do Yaris para a estrada e conta com pergaminhos que nos podem fazer sonhar.
O modelo alia um baixo peso (1280 kg) a uma potência de muito respeito, transformando o carro num voraz devorador do asfalto. São 261 cv à disposição do nosso pé direito, oriundos de um motor de três cilindros 1.6 a gasolina. Números que colocam a relação peso/potência no patamar de apenas 4,9 kg por cavalo de potência. E para adoçar ainda mais a experiência ao volante, o carro surge equipado com uma caixa manual de 6 velocidades.
No cronómetro, bastam 5,2s para atingir a meta dos 100 km/h. Ao passo que a velocidade máxima está limitada eletronicamente a 230 km/h. Para “domar” esta “fera” no contacto com o solo, o novo sistema de tração integral GR-FOUR, inspirado no Toyota Celica GT-FOUR que deixou o palco do mundial de ralis há 20 anos, revela-se um ótimo aliado, ao fazer uma gestão automática da repartição da tração em cada roda de forma imediata, mediante as necessidades de cada momento.
À escolha há três níveis de equipamento (Yaris Standard, Extreme Premium e Extreme Rally) e cores (Branco Platina, Preto Eclipse e Vermelho Emotional II).
Para os mais exigentes, a versão de topo Extreme Rally (48.990€) torna o modelo ainda mais acutilante, graças às jantes forjadas de 18 polegadas, que equipam pneus Michelin Sport Pilot 4 (225/40R18 tyres), às pinças de travão ornadas em vermelho, à suspensão desportiva GR Circuit e ao diferencial LSD.
No capítulo estético, o GR Yaris apresenta um ar robusto e de linhas proeminentes, mas ao mesmo tempo harmoniosas. Destacam-se o logo GR presente na lateral dianteira e também na secção traseira, a qual evidencia um spoiler em preto e também uma dupla saída de escape bastante sugestiva.
Também o interior garante que respiramos o ADN Toyota Gazoo Racing, com um habitáculo em preto e pespontos vermelhos a percorrem bancos (desportivos GR em pele e alcântra), volante (desportivo em pele), travão de mão e seletor das velocidades, a que se juntam os pedais em alumínio para dar uma nota final de desportivismo ao interior.
O novo Toyota GR Yaris está disponível em Portugal por um preço que começa nos 45.090 euros. Os primeiras unidades chegam ao nosso país no início do próximo ano, mas as encomendas já podem ser feitas online diretamente no site da marca.
Este artigo foi escrito por André Duarte