TOYOTA AYGO X. O REI DA SELVA URBANA

MUSEUS PARA VISITAR NOS DIAS MAIS FRIOS
8 de Novembro, 2021
5 RAZÕES PORQUE DEVE EVITAR COMPRAR VIAGENS EM SITES ONLINE
8 de Novembro, 2021

TOYOTA AYGO X. O REI DA SELVA URBANA

O Toyota Aygo X (lê-se Aygo Cross) é a nova aposta da casa japonesa no segmento dos citadinos. Um crossover de cariz 100% urbano, estudado ao detalhe para as exigências de um público-alvo que procura um pequeno automóvel compacto, elegante e versátil.
 
Assente na bem-sucedida plataforma GA-B da Nova Arquitetura Global (TNGA – Toyota New Global Architecture), o Aygo X tem também um raio mínimo de viragem muito reduzido de apenas 4,7m. A largura total cresce 125mm face à atual geração do Aygo passando para 1,740mm. Como resultado, a largura entre bancos dianteiros aumentou 20mm, aumentando o espaço para ombros em 45mm. O espaço de bagagem também aumentou, com um ganho de 125mm de comprimento e um aproveitamento de espaço inteligente atrás dos bancos traseiros, aumentando assim a capacidade de carga em mais de 60 litros para 231 litros (até à chapeleira). A altura total do novo Algo X também foi aumentada em 50mm para 1.525mm.

A altura ao solo aumentou 11mm e a posição dos bancos dianteiros está 55mm mais alta, o que garante uma maior visibilidade e uma acrescida versatilidade de utilização nos “obstáculos” urbanos.

Ao volante, a nova transmissão S-CVT (em Portugal apenas na versão X-Play Plus) proporciona uma resposta imediata, mantendo ao mesmo tempo um forte equilíbrio entre potência e consumo de combustível. De série, o novo Aygo X oferece uma caixa manual de 5 velocidades. Seja qual for a transmissão escolhida, o novo crossover foi concebido para ser poupado e acessível. O motor do Aygo X é o conhecido 1.0, de 3 cilindros, com 72 cv. Além de suficientemente enérgico e despachado em ambiente urbano, conta com um consumo de combustível previsto de apenas 4,7l/100km e 107 g/km.

No exterior e no interior, a Toyota inspirou-se no tema das especiarias. Os detalhes interiores combinam com as cores exteriores para dar um design distinto ao habitáculo, incluindo o painel de bordo e a consola central. Nos bancos sobressai o símbolo “X” discretamente bordado no tecido. O nome do modelo Aygo X é também subtilmente colocado nos faróis de aspeto aguçado para proporcionar uma identidade forte e coerente.

O citadino da Toyota estará disponível em: Vermelho Chilli (Pimenta), Bege Ginger (Gengibre), Azul Juniper (Zimbro) e Verde Cardamom (Cardomomo). Durante o período inicial de vendas (primeiros seis meses), a Toyota disponibilizará uma edição limitada do Aygo X em Verde Cardamom com detalhes adicionais em laranja Mandarina mate no exterior e nas rodas de liga leve de 18″ mate. O tema Mandarina é também continuado nos painéis interiores e no design do tecido dos bancos.
 
Cada uma destas poderosas cores de especiarias contrasta fortemente com o preto bicolor do telhado e da traseira que faz com que o Aygo X se destaque instantaneamente na estrada.

 Concebido e produzido na Europa para clientes europeus, o novíssimo Aygo X está previsto chegar a Portugal no 2º trimestre de 2022.

Texto escrito por Rui Reis
 

Toyota RAV4
Slider