Em Espanha já foram confirmados cinco casos de botulismo – doença rara que pode levar à paralisia dos músculos respiratórios.
A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) emitiu um alerta aos consumidores para não consumirem tortilha fresca pré-embalada vendida em três supermercados em Portugal – Lidl, Minipreço e Auchan –, após as autoridades espanholas identificarem casos de botulismo “presumivelmente relacionados” com este produto.
De acordo com as informações divulgadas pelas autoridades espanholas, foram confirmados cinco casos de botulismo e outros dois classificados como prováveis, todos “presumivelmente relacionados” com o consumo de tortilha fresca pré-embalada de várias marcas. A Agência Espanhola de Segurança Alimentar e Nutrição destacou que em quatro dos casos foi identificado o mesmo fabricante.
Por precaução, um grupo espanhol decidiu voluntariamente retirar os produtos suspeitos do mercado, suspender a sua produção e alertar os consumidores para não consumirem os produtos e os devolverem ao local de compra. No entanto, a DGAV realça a importância dos consumidores evitarem o consumo destas tortilhas e procederem à devolução dos mesmos aos locais onde foram adquiridos.
Segundo as informações disponíveis até ao momento, este produto foi distribuído em três operadores económicos de Portugal:
- Tortilha de batata com cebola, 600g / Marca: Chef Select, distribuído por Lidl;
- Tortilha Fresca Plato, 600g / Marca: Dia, distribuído por Minipreço;
- Tortilha Fresca C/C Plato, 600g / Marca: Auchan, distribuído por Auchan.
O botulismo é uma doença rara, que é causada pela toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum, toxina essa que é uma das mais poderosas conhecidas pela ciência e que é encontrada no solo ou em sedimentos. Uma vez dentro do nosso corpo, esta toxina do botulismo interfere na comunicação entre os nervos e os músculos, levando a sintomas como fadiga, fraqueza muscular, tonturas, visão turva, dificuldade em engolir e/ou falar, boca seca e ainda dificuldade respiratória. Em casos graves, esta doença pode mesmo levar à paralisia dos músculos respiratórios, o que pode ser fatal caso não seja tratada rapidamente.
A DGAV refere ainda que se caso algum consumidor tenha ingerido uma destas tortilhas [as três referidas neste artigo] e apresente tais sintomas, então é recomendado que se dirija ao respetivo centro de saúde ou entre em contacto imediato com a linha Saúde 24 (808 24 24 24).
Até ao momento, não foram registados casos de botulismo, associados ao consumo dos produtos suspeitos, em Portugal. No entanto, a DGAV está atenta à situação e continua a monitorizar qualquer possível ocorrência.