A polícia checa já descartou ligações ao terrorismo internacional e já confirmou que autor do tiroteio se encontra entre as vítimas mortais.
Um tiroteio devastador atingiu o coração da cidade de Praga (Chéquia), esta quinta-feira (21 de dezembro), quando um atirador abriu fogo na Faculdade de Filosofia da Universidade Charles. A polícia checa confirma que atualmente o número de vítimas (mortos e feridos) é ainda indeterminado, enquanto a população é aconselhada a permanecer em casa.
A polícia descarta ligações ao terrorismo internacional, mas as motivações do tiroteio ainda não são oficialmente conhecidas. Já sobre a identidade do atirador sabe-se que o atirador se chama Kozák David, que é um jovem estudante de 24 anos e que terá cometido suicídio após o tiroteio. Porém, esta última informação ainda não tem confirmação oficial visto que também já foi divulgado que o próprio tinha sido neutralizado pelas forças de segurança. As autoridades policiais já criaram um perímetro de segurança ao redor do local do incidente, impedindo o acesso à universidade, que está a ser evacuada.
Inicialmente, os relatos indicavam quatro mortos, mas esse número já foi atualizado para 16 mortos, incluindo o atirador. Para além disso e de acordo com a porta-voz dos serviços de emergência, Jana Postobo, existem 30 pessoas feridas, nove delas em estado grave. A polícia checa também informou que o pai do atirador foi encontrado morto horas antes do tiroteio devastador, mas até ao momento da publicação deste artigo não existe confirmação de que tenha sido Kozák David a matar o seu próprio progenitor.
O primeiro-ministro checo, Petr Fiala, reagiu imediatamente, ao cancelar todos os seus compromissos e ao dirigir-se para a capital checa. Numa declaração nas redes sociais, Petr Fiala pediu aos cidadãos para respeitarem as recomendações das autoridades e expressou consternação pelo trágico acontecimento.
Nas redes sociais já circulam vários vídeos partilhados a mostrar o pânico generalizado nas imediações da Universidade Charles.
🇨🇿 𝗔𝗟𝗘𝗥𝗧𝗘 – Plusieurs morts dans une fusillade dans une université du centre de Prague, en République tchèque
Pour rester informé, suivez @les_spectateurs
pic.twitter.com/bpvnIeKRB1— Les Spectateurs (@les_spectateurs) December 21, 2023
As autoridades checas continuam a investigar o incidente, de maneira a procurar entender as circunstâncias e os motivos por detrás deste trágico episódio que abalou Praga (Chéquia).