A New Men foi conhecer a Horta do Grupo Non Basta. Lá, crescem os mais variados e deliciosos produtos. Como se não bastasse, é tudo biológico!
Quem nos conta é José Maria Abreu Lima, responsável pelo desenvolvimento da Horta.
Apesar de humildemente não se considerar um expert da agricultura – “todos os dias aprendo com as pessoas mais experientes com quem trabalho” – “Zé” é, orgulhosamente, muito ligado à natureza: “Venho de Ponte de Lima e cresci perto dos animais e da natureza. O contacto com a natureza é, e sempre foi, muito importante para mim”.
Situada na Quinta do Marquês, em Oeiras, esta belíssima horta produz 35 variedades de produto: “A Horta – onde trabalhamos em parceria com a Associação Semear – tem sete hectares e, no momento, trabalhamos em cerca de três hectares e meio. Somos uma equipa de quatro pessoas – uma responsável de campo – e, como estamos no Verão, conseguimos produzir os mais variados produtos”. Produtos, assegura “Zé”, com o certificado biológico: “Nós temos certificação biológica. Não há qualquer químico ou produto artificial e a prova é evidente nas análises à terra. Nós respeitamos a natureza e, por isso, trabalhamos numa vertente de sustentabilidade. Temos produtos específicos que servem de guarda – anti praga – e que assim equilibram o ecossistema criando uma sustentabilidade natural que, obviamente, se reflecte na qualidade dos nossos produtos”.
E para onde vai esta fruta fresca, estes vegetais de beleza incandesceste? Para todos os restaurantes do Grupo Non Basta!
“Servimos os produtos que aqui plantamos em todos os nossos restaurantes. Sendo que para nós, grupo, é fundamental educar as pessoas. Educá-las, por exemplo, a habituarem-se a comer os produtos de época. Ensinar quais os produtos da estação. É importante que as nossas cartas e os nossos pratos tenham isso em atenção para que os nossos clientes fiquem ainda mais satisfeitos. Para te explicar, nós semeamos, colocamos em estufa, da estufa vem para a Horta, na horta é colhido e depois entregue nos restaurantes para a concepção dos nossos mais variados pratos. Geralmente, fazemos as entregas três vezes por semana”.
Quando questionado se foi uma necessidade do Grupo, “Zé” altera o termo da questão: “Eu não diria uma necessidade. Diria, talvez, uma obrigação do Grupo Non Basta. Nós primamos pela qualidade. Quisemos e queremos sempre ter tudo o mais genuíno possível. Eu, como responsável desta área, quis encontrar um espaço o mais perto possível de Lisboa a fim de produzir produtos com melhor qualidade, neste caso, biológicos”.
No final falou do orgulho que é trabalhar neste projecto em parceria com a Associação Semear que promove a integração de pessoas com deficiência intelectual e física: “Para nós é muito importante ajudar estas pessoas que têm todas as condições e aptidões para realizar os trabalhos agrícolas e crescerem connosco”, não esquecendo a importância de apoiar a produção nacional “muito importante para nós é a produção nacional e apoiar tudo o que é nacional”.
Sobre o futuro gostaria de “continuar com as mãos na terra para que, no próximo ano, o projecto cresça e possamos estar mais sólidos e consistentes. Sempre com a mesma qualidade e vontade. Analisar o histórico do consumo dos nossos restaurantes e ser ainda mais consistente ao longo do ano. No fundo, nunca falhar com o produto da época ao longo do ano”.
A Horta do Grupo Non Basta fornece todos os restaurantes do Grupo. São eles:
– Pasta Non Basta Avenidas Novas
– Memoria
FIQUE A CONHECER A HISTÓRIA COMPLETA AQUI
1 comentário
Pingback: PROVÍNCIA: O ITALIANO QUE UNE O CAMPO E A CIDADE - NewMen