Apesar da cerimónia dos MTV EMA’s ter sido cancelada devido ao conflito entre Israel e o Hamas, os vencedores foram anunciados na mesma.
A cantora norte-americana Taylor Swift conquistou três dos prestigiados prémios europeus de música da MTV – os EMA’s (Europe Music Awards). A edição deste ano (2023) ficou marcada pelo cancelamento da cerimónia devido ao conflito entre Israel e o Hamas.
O evento estava originalmente programado para acontecer este domingo (5 de novembro), em Paris (França), e contava com várias atuações confirmadas. No entanto, por precaução devido à “volatilidade dos eventos mundiais” e aos “acontecimentos devastadores em Israel e Gaza“, a organização da cerimónia decidiu cancelar a mesma.
Mesmo sem o evento, os vencedores dos prémios MTV EMA’s foram anunciados e como era esperado Taylor Swift brilhou ao conquistar três prémios, incluindo o de “Melhor Artista” – título que já tinha vencido em 2022 –, o de “Melhor Vídeo” pelo seu trabalho em ‘Anti-Hero’ e o de “Melhor Atuação ao Vivo” pelos espetáculos dados na sua tour mundial, que irá passar em Lisboa (Estádio da Luz) nos dias 24 e 25 de maio de 2024.
Para além disso, o vencedor da categoria de “Melhor Artista Português“, onde o rapper Bispo foi o grande vencedor ao superar outros talentosos artistas, que estavam igualmente nomeados, como Bárbara Tinoco, Carolina Deslandes, Marisa Liz e Piruka.
A MTV também destacou outros talentos da música, como a cantora brasileira Anitta, que recebeu o prémio de “Melhor Artista Latina“, e a banda italiana Maneskin, que foi eleita a “Melhor Banda Rock” e premiada na categoria regional da MTV Itália.
A organização dos MTV EMA’s sublinhou que “enquanto assistimos aos acontecimentos devastadores que continuam a ter lugar em Israel e em Gaza, este não parece o momento para celebração global. Com milhares de vidas já perdidas, este é um momento de luto. Estamos ansiosos por organizar novamente a cerimónia dos MTV EMA’s em novembro de 2024”, referiu a MTV num comunicado de imprensa.