A conceituada revista Time anunciou que a cantora Taylor Swift é a vencedora deste título, num ano em que a artista conquistou imensos feitos.
A cantora norte-americana Taylor Swift conquistou o título de “Personalidade do Ano” de 2023 pela prestigiada revista Time, que reconhece o poder “sobrenatural” da artista de 33 anos – faz 34 no próximo dia 13 de dezembro (quarta-feira) – para contar “histórias extraordinárias”. De acordo com o jornalista Sam Lansky, os feitos de Taylor Swift são tão “numerosos” que parecem “quase irrelevantes”.
Sam Lansky compara mesmo a influência de Taylor Swift à de lendas do mundo da música, como Elvis Presley, Michael Jackson e Madonna, e como compositora coloca-a à altura de Bob Dylan, Paul McCartney e Joni Mitchell. “Taylor Swift emite tanta luz que pode ser ofuscante”, comenta o jornalista da revista Time, antes de destacar que “cidades, estádios e ruas foram renomeados em sua homenagem. Cada vez que chegava a um novo lugar, dava-se um boom económico, à medida que hotéis e restaurantes recebiam mais clientes”.
Taylor Swift (@taylorswift13) is TIME's 2023 Person of the Year https://t.co/oyjR55azCZ pic.twitter.com/m2qbIbd5TX
— TIME (@TIME) December 6, 2023
Para além do reconhecimento da Time, Taylor Swift tem acumulado sucessos ao longo do presente ano, onde já bateu o recorde de número de nomeações para a categoria de “Música do Ano” nos prémios Grammy – tem um total de sete nomeações –, marca que a colocou à frente de figuras como Lionel Richie e Paul McCartney, ambos com seis nomeações.
Em 2023, a presença de Taylor Swift no cenário internacional foi ainda destacada nos MTV EMA’s – European Music Awards –, onde saiu vencedora em três categorias – ‘Melhor Artista’, ‘Melhor Vídeo’ e ’Melhor Atuação ao Vivo’ –, nos MTV VMA’s (Video Music Awards – onde venceu 9 prémios – ‘Artista do Ano’, ‘Vídeo do Ano’, ‘Canção do Ano’, ‘Melhor Música Pop’, ‘Melhor Realização’, ‘Álbum do Ano’, ‘Melhor Espetáculo de Verão’, ‘Melhor Cinematografia’ e ‘Melhores Efeitos Visuais’ – e no Spotify, onde se tornou na primeira mulher a alcançar a marca dos 100 milhões de ouvintes mensais na plataforma. Estes feitos acrescentam mais capítulos ao impressionante percurso da cantora e consolidam a sua posição como uma das artistas mais influentes da atualidade.
Taylor Swift encontra-se atualmente na sua digressão mundial, “Eras Tour“, que se especula que poderá vir a ser a mais rentável de todos os tempos, com uma faturação estimada em mil milhões de euros (1.000.000.000€). Esta mesma digressão tem passagem marcada em Portugal, mais concretamente no Estádio da Luz, nos dias 24 e 25 de maio do próximo ano (2024), onde se espera que estes concertos sejam um marco único para os milhares de fãs portugueses.