Conheça as opções de livros que a New Men selecionou para si.
Ler é uma das melhores atividades que podemos fazer para conhecer o mundo através das histórias e das palavras. Quando lemos estamos inevitavelmente a descobrir coisas novas, mesmo que sejam livros que nos apresentam realidades fictícias. Os livros mostram-nos novas formas de encarar a vida e assim ficamos mais abertos perante as possibilidades e circunstâncias. Se gosta da sensação que ler lhe traz, mas não tem tempo ou disposição devido à carga laboral que tem, pode usufruir do fim-de-semana para a colocar em dia. Nesta rubica semanal, a New Woman apresenta-lhe três sugestões de livros para que o seu fim-de-semana se torne um pouco mais especial e produtivo.
RETALHOS DA VIDA DE UM MÉDICO
Nunca teve curiosidade de saber mais sobre o dia-a-dia de um médico? Retalhos da Vida de um Médico é um livro formado a partir de um conjunto de crónicas de Fernando Samora sobre a sua vivência enquanto profissional médico numa província. A obra literária é constituída por duas series, a primeira publicada em 1949 e a segunda publicada em 1963. Um livro que ganhou o prémio Vértice.
Fernando Samora foi médico, pintor e escritor de uma aldeia. Neste pequeno livro conta-nos na primeira pessoa, as dificuldades enfrentadas enquanto médico numa terra onde charlatães, crendices e superstições eram comuns. A realidades simples e precárias vividas por alguns dos aldeões, o médico questiona-se. Ironia, dúvida e cansaço são pontos em conta no livro. Os retalhos são assim as palavras e os textos fragmentados, saídos de forma espontânea, do escritor, sem uma sequência cronológica especifica.
A obra é considerada mista, uma vez que os diversos textos apresentam características de diversos géneros literários. Entre eles a autobiografia, o conto, o diário, memórias e outos. Este foi um livro que já foi adaptado em cinema e que vale a pena ler pelo menos uma vez,
HOBBIT
Gosta de fantasia? Se já viu a trilogia do Hobbit nos cinemas, provavelmente acha que a par dos filmes, o seu livro também é extenso, mas não. Apesar de ser a base dos filmes da saga, este livro de fantasia é curto e de leitura fácil. Não é preciso dizer que os limites da imaginação são quebrados e que ao ler também vai ser transportado para um outro lugar, onde certas coisas e criaturas existem. O Hobbit é uma novela da autoria de J. R. R. Tolkien, um escritor inglês e foi publicado pela primeira vez em 1937.
A história do livro passa-se num mundo imaginário da Terra Média, durante a Terceira Era do Mundo. Bilbo Baggins, a personagem principal, é um Hobbit de pés peludos que vive uma vida harmoniosa e pacifica numa pequena aldeia. Assim tencionaria continuar, se não fosse chamado pelo feiticeiro Gandalf para começar uma jornada com ele um jornada com diversos perigos associados para ajudar um grupo de 12 anões militantes. Estes buscam recuperar o ouro que lhes foi roubado por um temível dragão chamado Smaug. Para tal precisam de todos os reforços possíveis para derrubar o dragão e recuperar o ouro. O que será que um Hobbit inofensivo como vai conseguir fazer para os ajudar? Muitas peripécias e descobertas vão acontecendo durante a jornada.
O Hobbit é um livro emocionante que lhe vai fazer quer saber o desfecho da história enquanto a acompanha. Se gosta de fantasia, é um livro perfeito para ler. Acompanhe uma aventura nas palavras do escritor e permita-se imaginar o mundo mágico que o livro lhe apresenta.
O ESTRANGEIRO
Vista como uma obra angustiantemente cativante, o Estrangeiro é um livro que aborda temas delicados e que deixam qualquer um a pensar. O livro é um romance curto de Abert Camus publicado em 1942 e traduzido em mais de 40 línguas.
O livro é um relato na primeira pessoa de homem chamado Meursault da sua vida após a morte da sua mãe. Meurseult é um funcionário de escritório. Depois do velório da sua mãe apaixona-se e num fim-de-semana acaba por cometer um assassinato, sem qualquer plano prévio. Uma data de outros acontecimentos da curta história deixam passar a imagem deste homem como um verdadeiro estrangeiro alienado da vida num mundo em que caminha e interage
Um livro desconcertante que aborda a ideia do existencialismo. Este homem encara todas as vivências da sua vida como um estrangeiro como alguém que acredita que nada importa porque tudo tem um fim. O modo como são representados o modo de agir e pensar da personagem fazem-lhe característico e diferente de muitos outros livros. De leitura fácil e a não perder. “Um pequeno enorme livro que incomoda, perturba, destabiliza. Gosto de livros que me atinjam as emoções e os nervos.”, crítica de Isabel Rio Novo.
Artigo por Sara Teixeira