Gosta de documentários? Então a sugestão desta semana é para si.
A dica desta semana é sobre filmes, mas dos reais e verdadeiros – filmes documentais. Estes são, sem sombra de dúvidas, aqueles documentários que o vão deixar de boca aberta, embrenhado na história, a sentir cada emoção, cada pensamento e que vão fazê-lo questionar-se sobre tudo e todos. Garantidamente, vai ficar colado ao ecrã do início ao fim. Estes são três filmes muito bem conseguidos, realizados e produzidos, sem exceção. Se gosta de histórias bem contadas e envolventes, tem mesmo de os ver.
O IMPOSTOR DO TINDER
Este é um dos grandes documentários da Netflix, que fez logo sucesso quando entrou nos ecrãs de todos os seus usuários. “O impostor do Tinder” foi lançado em 2021 e conta a história de Shimon Hayut, porém conhecido como Simon Leviev, que se fez passar por um bilionário que enganou dezenas de mulheres a partir de uma app de encontros- Tinder.
Através de um esquema simples: dar match no Tinder, conhecer as mulheres, provar o quanto era rico e pouco depois distanciar-se das vítimas alegando que estava “muito ocupado”. Mantendo uma relação à distância Leviev mandava vídeos e mensagens a mostrar que estava a correr perigo. Com ousadia pedia dinheiro ou o cartão de crédito da namorada para não ser rastreado e prometia que devolveria a quantia. Mas isso nunca aconteceu. Este documentário traz uma abordagem intensa e um tanto assustadora, sobre o mundo dos encontros online.
A SABEDORIA DO POLVO
Esta é uma história apaixonante sobre a relação entre um polvo e um humano. Deve estar-se a perguntar se é possível criar uma relação de amizade com animais- não domésticos, claro- e a resposta é sim. Numa floresta de algas sul-africana, um cineasta cria uma amizade invulgar com um polvo. Ao longo desta relação, Craig Foster aprende com o polvo à medida que este revela os mistérios do seu mundo. Tudo começou no meio de uma crise de burnout. Craig refugiou-se no mar, passava longas horas a mergulhar e a explorar o oceano. Entre as algas, encontrou um curioso polvo. Da mera recolha de imagens, a ligação entre Foster e o polvo fortaleceu-se. Os mergulhos diários passaram a ser focados na observação do animal. E o animal fez o mesmo. Uma história que mostra não haver impossíveis neste mundo, até criar uma amizade com polvos é possível e de uma beleza e pureza muito verdadeira e bonita.
FIASCO TOTAL: WOODSTOCK 99
Este documentário conta a história daquele festival que tinha tudo para ser paz e amor, mas acabou por se transformar num mundo de motins, lutas, violações e onde o chão foi substituído por sujidade e poças de excremento. A primeira versão do Woodstock Festival foi nos anos 60, onde imperavam as flores, os vestidos fluidos e um ambiente de paz e amor partilhado pelos hippies, que marcaram esta década. Esta primeira edição foi um êxito e foi considerado o “pai” dos festivais de música em todos os tempos. Em 1999, passado 30 anos surgiu o Woodstock ’99. São três os episódios que fazem este documentário, e explicam tudo sobre o festival que foi um autêntico fiasco, uma vez que compilava todos os ingredientes propícios a um cenário caótico e perigoso. As três décadas que separam os eventos refletem as mudanças pelas quais os Estados Unidos passaram- diferentes mentalidades, valores trocados, e muita rebeldia foram alguns dos motivos que levaram a este desfecho.
Bons filmes.
Artigo por Francisca Pinheiro