Aproveite o fim-de-semana para pôr a leitura em dia.
Não é preciso citar nenhum estudo para sabermos que ler só traz benefícios para a nossa saúde mental e não só. Através da leitura é possível embarcar – ainda que seja mentalmente – em aventuras e adquirir novos conhecimentos. Se trabalha na área da escrita, a partida, está ciente de que a leitura vai ajudar a fluir e muito na sua escrita.
Aproveite o fim-de-semana para pôr a leitura em dia com estas três sugestões da New Men.
“O PINTASSILGO”
“OPintassilgo”, de Donna Tartt, é um livro que fala sobre amor, perda, sobrevivência e capacidade de nos reinventarmos. Esta obra vencedora de um Pulitzer dá-nos a conhecer Theo, de 13 anos, que vive em Nova Iorque com a mãe com quem partilha uma relação muito próxima. Após a morte desta única figura parental que tinha, Theo é levado para casa da família de um amigo rico, mas além da dificuldade em se adaptar à sua nova vida, também sente muita falta da mãe. É neste contexto que uma pequena e misteriosa pintura que ela lhe tinha revelado no dia em que morreu se vai impondo a Theo como uma obsessão. E será essa pintura que finalmente, já adulto, o conduzirá a entrar no submundo do crime.
O The Guardian classificou este livro como “uma obra surpreendente” e que “se alguém perdeu o gosto pela leitura, irá reencontrá-lo com “O Pintassilgo””.
“A PACIENTE SILENCIOSA”
Alex Michaelides escreveu “A Paciente Silenciosa” a pensar nos fãs de thriller psicológico. Este bestseller apresenta-nos a Alicia Berenson é uma pintora britânica, jovem e famosa, que vive numa casa sublime nos arredores de Londres com o marido, Gabriel, um conhecido fotógrafo de moda. A vida e casamento perfeitos logo deixam de o ser quando Alicia mata o marido e após isso nunca mais diz uma palavra. Este silêncio transforma-se num mistério que prende a imaginação da opinião pública, e faz dela alvo de um mediatismo implacável. Quando é enviada para uma unidade forense de alta segurança no norte de Londres, lá conhece Theo Faber, um psicoterapeuta criminal, que espera há muito pela oportunidade de trabalhar com Alicia. A sua determinação em convencê-la a falar e a desvendar as razões misteriosas que motivaram o assassínio do marido leva-o por um caminho tortuoso, numa busca pela verdade que ameaça consumi-lo.
Imprevisível, impressionante e intenso, será impossível parar de ler depois de começar.
“DURANTE A QUEDA APRENDI A VOAR”
O fenómeno literário nacional, Raul Minh’alma conta uma história de amor e superação pessoal em “Durante a Queda Aprendi a Voar”. Quando Teresa recebe a notícia de que o pai tem uma depressão, está longe de imaginar que os próximos tempos serão os mais intensos e transformadores da sua vida. Determinada em ajudar o pai, Teresa começa a acompanhá-lo nas terapias de grupo numa clínica de saúde mental. É assim que conhece Duarte, o irmão de um paciente internado na clínica, cujo passado permanece envolto em mistério. Apesar das diferenças, o destino insiste em tentar juntá-los, mas tudo se complica quando Teresa começa a ter inexplicáveis pressentimentos e visões.
Artigo por Yauri Neto