
Depois de eliminar o FC Porto nas meias-finais, o Sporting venceu a Liga dos Campeões de hóquei em patins frente à Oliveirense.
Num confronto eletrizante no Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota (Porto), o Sporting Clube de Portugal sagrou-se campeão da Liga dos Campeões de hóquei em patins ao vencer a Oliveirense por 2-1. Esta vitória fez com que os leões alcançassem o quarto título europeu para Alvalade, consolidando-se como a equipa portuguesa mais bem-sucedida nesta competição europeia.
A final, que se realizou este domingo (12 de maio), foi uma batalha intensa entre duas das melhores equipas portuguesas, com o Sporting e a Oliveirense a enfrentarem-se no duelo decisivo após terem eliminado o FC Porto e o OC Barcelos, respetivamente, nas meias-finais da principal prova de clubes europeus da modalidade de hóquei em patins. O jogo começou com o Sporting a assumir o favoritismo e a liderança no marcador, com Nolito Romero a marcar logo aos 4 minutos.
A intensidade nunca baixou e o espetáculo dentro da quadra estava a agradar o público presente no Pavilhão Rosa Mota. Porém, os golos não surgiam com a mesma frequência com que as oportunidades apareciam – mérito para os guarda-redes das duas equipas, que estavam em dia de defender tudo.
Mesmo assim, a Oliveirense conseguiu mesmo chegar ao empate à passagem do minuto 35’ por intermédio de Lucas Martínez. No entanto, a igualdade no marcador não durou muito tempo graças à determinação do Sporting, que através de João Souto voltou a colocar os leões na frente do resultado aos 38 minutos.
Com uma desvantagem mínima, a Oliveirense começou a pressionar intensamente na procura do empate. Foi nesta altura e já a jogar numa situação de 5×4 que o guardião leonino, Ângelo Girão, começou a mostrar facetas de herói ao fazer defesas notáveis, incluindo uma parada impressionante no último segundo do jogo.
A História repete-se… a TAÇA É NOSSA!!! 🏆
Que orgulho, Leões! 💚 #HóqueiSCP pic.twitter.com/qM3IREZNlY
— Sporting CP 🏆 (@SportingCP) May 12, 2024
Com esta vitória por 2-1 frente à Oliveirense, o Sporting sucede o FC Porto como campeão europeu de hóquei em patins e sobe ao trono do respetivo continente pela quarta vez na sua história (1977, 2019, 2021 e 2024). Já no que diz respeito ao contexto nacional, os leões de Alvalade passaram a ser também a equipa portuguesa de hóquei em patins com mais títulos ganhos na maior prova europeia da respetiva modalidade desportiva.
Todos os campeões europeus de hóquei em patins:
- Barcelona (Espanha) – 22 títulos;
- Réus (Espanha) – 8 títulos;
- Igualada (Espanha) e Liceu da Corunha (Espanha) – 6 títulos;
- SPORTING (PORTUGAL) – 4 títulos;
- Voltregá (Espanha) e FC PORTO (PORTUGAL) – 3 títulos;
- BENFICA (PORTUGAL) – 2 títulos;
- Noia (Espanha). OC BARCELOS (PORTUGAL), Follonica (Itália) e Trissino (Itália) – 1 título.