O SC Braga perdeu em casa com o Qarabag (4-2), enquanto que o Sporting (fora) e o Benfica (casa) venceram os respetivos adversários europeus.
Young Boys 1-3 Sporting (1ª mão dos 16 avos de final da Liga Europa)
O Sporting demonstrou mais uma vez a sua força, ao vencer no estádio do Young Boys por 3-1, solidificando desta forma o seu bom momento e aproximando-se dos oitavos de final da Liga Europa (Europa League).
O jogo em território suíço presenciou uma exibição dominante dos leões, que após a vitória avassaladora no campeonato nacional sobre o SC Braga (5-0), entraram em campo com os índices de confiança elevados. O treinador Rúben Amorim fez algumas alterações na equipa titular, em relação ao jogo do passado fim de semana, uma decisão que se mostrou acertada visto que Marcus Edwards – uma das alterações do técnico leonino – desestabilizou a defesa suíça desde o arranque da partida.
Foi mesmo através do extremo inglês que o primeiro golo surgiu aos 32 minutos. Marcus Edwards cruzou a bola para a área e Aurèle Amenda desviou a mesma para dentro da sua própria baliza. O camisola 10 do Sporting queria mostrar a Rúben Amorim que tinha feito uma boa escolha e passados seis minutos (38’) voltou a ser protagonista ao fugir de dois adversários e a ser derrubado dentro de área pelo guarda-redes do Young Boys. O árbitro do jogo não teve dúvidas e assinalou grande penalidade, que foi convertida com sucesso pelo avançado sueco Viktor Gyökeres.
O jogo corria de feição para os leões, no entanto, os suíços responderam de imediato e diminuíram o resultado para 2-1, através de Ugrinic. A vantagem mínima manteve-se até ao apito para o intervalo.
Na segunda parte, o Sporting entrou com vontade de fechar o resultado da partida e de colocar um pé nos oitavos de final da Liga Europa. Sem qualquer surpresa, foi isso mesmo que aconteceu e à passagem do minuto 48’ o central Gonçalo Inácio marcou de cabeça, na sequência de um livre lateral cobrado por Pedro Gonçalves. O 3-1 acabou por dar tranquilidade à formação leonina, que nos minutos que restaram começaram a gerir o ritmo e o esforço físico.
Com esta vitória (3-1) convincente, o Sporting está agora mais perto de garantir a sua presença nos oitavos de final da Liga Europa, reafirmando a sua posição como uma das equipas a ter em conta na competição organizada pela UEFA. A segunda mão frente aos Young Boys será realizada no Estádio de Alvalade na próxima quinta-feira (22 de fevereiro), às 20h00.
Benfica 2-1 Toulouse (1ª mão dos 16 avos de final da Liga Europa)
Também para a Liga Europa, o Benfica recebeu e venceu o Toulouse por 2-1, com o jogo a ser resolvido apenas nos minutos finais da partida realizada no Estádio da Luz. Os golos das águias foram marcados pelo extremo argentino Di Maria, ambos através da marcação de grande penalidade, que garantiu assim uma vantagem importante para a segunda mão, que se jogará no dia 22 de fevereiro (quinta-feira), às 17h45.
Após o empate (2-2) no campeonato nacional em Guimarães, os encarnados queriam voltar a demonstrar força e bom futebol aos seus adeptos. No entanto, a primeira parte frente aos franceses – mesmo com a entrada no onze titular do avançado Arthur Cabral – foi repleta de oportunidades desperdiçadas, que fizeram com que o resultado registasse um nulo no marcador ao intervalo.
Para o segundo tempo, as águias voltaram determinadas a resolver a partida e aos 64 minutos o árbitro assinalou uma grande penalidade a favor do Benfica, a castigar uma mão na área por parte de Logan Costa. Di María não facilitou e abriu o marcador no Estádio da Luz com mais de 56 mil espectadores. No entanto, a alegria durou pouco tempo para os lados dos encarnados e isto porque o Toulouse conseguiu empatar aos 76 minutos, por intermédio de Mikkel Desler.
Até ao tempo de compensação (+7’) não houve mexidas no marcador e parecia que o resultado estava a encaminhar para novo empate para o Benfica. Porém, quando alguns adeptos das águias já não estavam a demonstrar muita paciência com o que acontecia dentro de campo, eis que surge nova grande penalidade para a equipa da casa, com o árbitro a assinalar uma falta sobre o avançado Marcos Leonardo. O argentino Di Maria assumiu novamente a responsabilidade do castigo máximo e voltou a colocar o Benfica a vencer, garantindo desta forma a vitória para a equipa portuguesa.
Com este resultado (2-1), o Benfica está em vantagem para o jogo da segunda mão, que será disputado em solo francês na próxima semana. Os encarnados procuram a passagem para os oitavos de final da Liga Europa, com o objetivo de alcançar um bom desempenho na competição, onde contam com duas finais perdidas na década passada.
Todos os resultados da 1ª mão dos 16 avos de final da Liga Europa
Knockout round play-off first legs ✔️#UEL pic.twitter.com/A2PQLXguWU
— UEFA Europa League (@EuropaLeague) February 15, 2024
Créditos da imagem de destaque: X UEFA Europa League