
Os golos de Gyökeres e de Ousmane Diomande deram a vitória (2-1) à equipa do Sporting, que nunca tinha vencido em território austríaco.
O Sporting conquistou uma vitória (2-1 frente ao Sturm Graz) histórica na 1ª jornada da fase de grupos da Liga Europa, quebrando a “maldição” de nunca ter vencido na Áustria, que perdurava desde 1968 – data da primeira deslocação leonina ao território austríaco.
Para esta partida, o treinador leonino Rúben Amorim fez cinco alterações no onze titular em relação ao jogo anterior contra o Moreirense (vitória por 3-0, a contar para a 5ª jornada do campeonato nacional). Geny Catamo, Matheus Reis, Daniel Bragança, Francisco Trincão e Paulinho entraram para os lugares de Ricardo Esgaio, Nuno Santos, Morita, Marcus Edwards e Pedro Gonçalves. No entanto, a equipa verde e branca teve dificuldades iniciais em encontrar o seu ritmo.
Aos cinco minutos de jogo, Otari Kiteishvili ameaçou a formação de Alvalade com um cabeceamento que obrigou Adán a fazer uma defesa apertada, sinalizando que a tarefa não seria fácil para os leões. Geny Catamo encontrou dificuldades para criar no último terço do campo, o que acabou por resultar em problemas de passe para o Sporting. Nesse sentido, Daniel Bragança acabou por se destacar ao recuperar várias bolas, enquanto que os três jogadores da frente de ataque – Francisco Trincão, Paulinho e Gyökeres – lutavam por ter oportunidades de golo.
O conjunto leonino dominava em termos de posse de bola, mas acabava por encontrar muitas dificuldades para criar oportunidades perigosas na área austríaca. O mérito também vai para a defesa sólida do Sturm Graz, que bloqueou os caminhos para a baliza defendida por Scherpen. Na primeira parte, as únicas oportunidades dignas de nota foram um remate de meia distância de Francisco Trincão, aos 16 minutos, e uma oportunidade de Paulinho, aos 41 minutos.
Para o segundo tempo, a equipa orientada por Rúben Amorim entrou com outra dinâmica para tentar inaugurar o marcador. Porém, foi o Sturm Graz que se colocou em vantagem ao minuto 58’ numa jogada rápida de contra-ataque, que terminou com um remate de Otari Kiteishvili para defesa difícil de Adán e na recarga Willian Boving não falhou e fez o 1-0 para o conjunto austríaco.
Boving mete o Sturm Graz em vantagem! 🙄#sporttvportugal #EuropanaSPORTTV #LigaEuropa #SturmGraz #SportingCP pic.twitter.com/mElyJEDdlD
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) September 21, 2023
A partir daqui, o guarda-redes Scherpen brilhou ao fazer várias defesas importantes, que iam adiando a reviravolta pretendida pelo Sporting, mas os leões persistiram e conseguiram empatar aos 76 minutos, quando Gyökeres apareceu na área para finalizar após uma defesa incompleta do guardião austríaco.
Viktor Gyökeres⚡
Tudo empatado! #sporttvportugal #EuropanaSPORTTV #LigaEuropa #SturmGraz #SportingCP pic.twitter.com/mUJCmS0XB5
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) September 21, 2023
Não satisfeito com a igualdade a um (1-1), o Sporting continuou a pressionar e, aos 85 minutos, Ousmane Diomande disparou um remate que sofreu um ligeiro desvio de Coates antes de entrar na baliza, colocando assim o marcador em 2-1 a favor dos leões, resultado esse que não sofreu alterações até ao apito final da partida.
Ousmane Diomande! 🔥
O Sporting está na frente! ⚡#sporttvportugal #EuropanaSPORTTV #LigaEuropa #SturmGraz #SportingCP pic.twitter.com/AdxOMhnQ3M
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) September 21, 2023
Esta vitória coloca o Sporting no topo do grupo D, com três pontos e em igualdade pontual com os italianos da Atalanta – próximo adversário dos leões na Liga Europa, dia 5 de outubro em Alvalade –, que também venceu nesta 1ª jornada os polacos do Raków por 2-0.
Classificação grupo D (Liga Europa):
1º Atalanta – 3 pontos;
2º Sporting – 3 pontos;
3º Sturm Graz – 0 pontos;
4º Raków – 0 pontos.
Resultados da 1ª jornada da Liga Europa:
Goals, goals, goals 🥵#UEL
— UEFA Europa League (@EuropaLeague) September 21, 2023