Com estes pequenos truques caseiros é meio caminho andado para conseguir um sorriso perfeito.
Um sorriso é a maior arma de um homem. De certeza que quando vê aqueles anúncios de televisão ou tratamentos dentários pensa: também quero! E se lhe dissermos que há formas de clarear os dentes com coisas que todos nós temos em casa? Evitar escovas de dentes ásperas e produtos branqueadores caros parece ser o segredo. A New Men diz-lhe que há uma forma de conseguir um sorriso mais bonito com produtos caseiros.
Uma coisa é certa: uma boa higiene oral é essencial para obter um sorriso Colgate. Sem ela não pode haver resultados felizes. Escovar os dentes ao dia é uma tarefa obrigatória. Para o branqueamento resultar terá de evitar coisas que certamente lhe dão algum prazer: café, vinho tinto e tabaco. Uma limpeza longa por si só, após refeições, não irá resolver o problema. Por outro lado, os branqueamentos dentários, apesar de resultarem, está comprovado que danificam o esmalte do dente e causam uma sensibilidade desnecessária à dor – portanto, o melhor é mesmo evitá-los (a sua carteira irá agradecer).
Há vários truques escondidos na nossa dispensa que se podem mostrar eficazes para fazer parecer os seus dentes mais brancos, brilhantes e saudáveis. Confira a lista:
1. Escolher a pasta de dentes e escova adequada, de preferência evitar pastas branqueadoras (às vezes são mesmo as piores do mercado) que podem danificar o esmalte natural do dente. A escova deve ser macia para não danificar desnecessariamente as gengivas e permitir uma boa limpeza. Evite escovar os dentes muito rápido – mesmo se tiver sem tempo para o fazer. O ideal é ir ao dentista para uma limpeza profissional, pelo menos uma vez por ano.
2. Utilizar óleo de girassol. Este é um remédio caseiro tradicional indiano que ajuda a remover bactérias e mantém os dentes brancos. Na prática o que tem de fazer é passar este óleo de girassol na boca (também pode usar óleo de coco para um melhor sabor). Alguns estudos sugerem que a extração do óleo ajuda a reduzir a placa bacteriana e a inflamação das gengivas. Deve utilizar uma colher de sopa de óleo durante 15-20 minutos. Evite engolir.
3. Pasta de dente com bicarbonato. Talvez não saiba, mas o bicarbonato tem propriedades branqueadoras naturais, por isso, é um ingrediente comum em vários cremes dentais no supermercado. É um produto que pode remover a descoloração superficial e prevenir o crescimento de bactérias, criando um ambiente alcalino na boca. Em casa pode misturar uma colher de chá de fermento em pó com 2 colheres de chá de água e escovar os dentes com a pasta obtida. Pode repetir este método uma vez por semana.
4. Comer futas e vegetais. Uma dieta rica em vegetais e frutas é boa para os dentes. Claro, que não substitui uma limpeza mas ajuda a complementa-la. Há alimentos que podem ajuda-lo a remover a placa bacteriana como os morangos ou abacaxi.
5. Usar fio dental. Não há dúvida que lavar os dentes é essencial para mantê-los saudáveis e brilhantes, mas por vezes, a escova não alcança os menores cantos e fendas onde se pode formar placa a bacteriana. O fio dental é essencial após cada lavagem pois reduzirá a quantidade de bactérias na boca e manterá os espaços inter-dentais limpos.
Este artigo foi escrito por Beatriz Bernardino