França é o país que conta com o maior número de escolas no European Business School Rankings 2022.
Com a entrada, este ano, do ISEG (Instituto Superior de Economia e Gestão) no ranking das melhores Business Schools da Europa, ocupando o 65º lugar, passam para cinco o número de escolas portuguesas que estão no Top 95 da lista anual do Financial Times (FT). As restantes quatro já vinham desde anos anteriores e melhoraram as posições no ranking de 2022.
A Nova SBE, subiu 3 lugares no ranking em comparação com o passado ano de 2021 e é a faculdade com melhor classificação, situando-se no 24º lugar. Quatro lugares abaixo fixa-se a Católica Lisbon School of Business and Economics.
Por sua vez, o Porto Business School (PBS), da Faculdade de Economia do Porto, que já contava com presença, subiu 7 degraus e está agora na 59º posição. No entanto, a faculdade que este ano mais cresceu no ranking do Financial Times foi o ISCTE e, do 77º lugar, conseguiu avançar 10 posições, até chegar ao 67º posto. Relembrando que em 2020 não ficou integrado na lista.
Qual é considerada a melhor Busines School da Europa pelo FT?
O London Business School, no Reino Unido, e a Escola de Altos Estudos Comerciais de Paris (HEC), em França, estão numa disputa acirrada entre o primeiro e o segundo lugar. A escola de Paris conseguiu assumir a liderança do pódio em 2013 mas, no ano seguinte, viu escalhar-lhe o lugar pelas mãos. Só em 2019 é que inverteu o ranking, atirando a escola londrina para baixo e segurando o primeiro lugar. Desde então tem-se mantido no topo das melhores escolas de gestão da União Europeia, a avaliar pelo FT.