A Fiat apresentou a nova série especial Pandina, uma homenagem ao Panda que herda a alcunha que lhe foi sendo dada, ao longo dos anos, pelos amantes do icónico modelo italiano: “Pandina”. Este tributo ao amor das pessoas por este pequeno companheiro do dia a dia, estará disponível a partir do verão nos principais mercados europeus.
Na mesma ocasião, a marca italiana anunciou ainda que o Panda continuará a ser produzido na fábrica italiana de Pomigliano d’Arco pelo menos até 2027.
Com uma longa história de diversão e partilha, o icónico e inspirador Fiat Panda lidera o mercado em Itália e na Europa há quarenta e quatro anos, com mais de 8 milhões de unidades vendidas. Sendo um Panda, também a série especial Pandina é o automóvel social por excelência, apresentando as suas características únicas: simplicidade, criatividade e funcionalidade.
Com novas funcionalidades ADAS, um novo painel de instrumentos digital e um novo volante, esta série especial constitui o Panda mais tecnológico e mais seguro de sempre. Com o lançamento do novo Pandina, a marca vai dar um enorme salto para o futuro, melhorando a experiência do cliente através de grandes desenvolvimentos em segurança e tecnologia, mantendo a versatilidade e acessibilidade típicas do seu modelo icónico.
Mais equipado e tecnológico
O equipamento de série inclui novas funcionalidades concebidas para ajudar o condutor dentro e fora da cidade: o Sistema Avançado de Travagem de Emergência, para reduzir as colisões traseiras, como no trânsito citadino; o Aviso de transposição de faixa e a Sensor de deteção de fadiga para avisar o condutor quando está cansado. O Reconhecimento de Sinais de Trânsito também está incluído, detetando e reconhecendo sinais de trânsito e apresentando-os no novo painel de instrumentos totalmente digital de 7 polegadas.
Passando da segurança para a praticidade, os sensores de estacionamento traseiros asseguram total simplicidade durante o estacionamento nas movimentadas ruas da cidade, enquanto o novo Cruise Control mantém a velocidade definida – a partir de 30 km/h – sem necessidade de carregar no pedal do acelerador. Depois, os faróis de máximos automáticos adaptam automaticamente a iluminação às condições de circulação, facilitando a condução à noite para o condutor. Para além disso, seis airbags completam o equipamento de segurança de série. A maioria das funcionalidades é gerida por uma câmara montada no espelho retrovisor interior.
A série especial oferece aos seus passageiros um novo painel de instrumentos totalmente digital de 7 polegadas com três grafismos diferentes, bem como um volante renovado. O Pandina pode ser equipado com um novíssimo ecrã tátil DAB Radio de 7 polegadas com Apple CarPlay e Android AutoTM.
Do ponto de vista do design, e na sua versão Cross, apresenta um novo painel frontal do tablier de cor branca e novos bancos com monograma e logótipo “Pandina” em relevo, costura dupla amarela, detalhes brancos e fio Seaqual com matéria-prima sustentável, de origem totalmente rastreável, proveniente de lixo marinho.
O exterior é enriquecido com pormenores especiais, como a cara de um pequeno panda nos tampões das jantes, as capas dos retrovisores em amarelo, a inscrição Pandina nas molduras laterais e uma serigrafia “Pandina” no terceiro stop.
Para além das cores já existentes – Branco Gelato, Preto Cinema, Vermelho Passione e Azul Itália – o Pandina é proposto no novo Amarelo Positano e em novas combinações bicolores (tejadilho preto contrastante).
Artigo por Rui Reis