Encontre em Lisboa os melhores restaurantes de marisco.
Mais uma semana, mais um roteiro gastronómico. Desta vez, com marisco. E não há melhor forma de o comer do que num rodízio, já que assim temos oportunidade de provar um pouco de tudo, desde sapateira a percebes.
PINÓQUIO
O Pinóquio serve há mais de 30 anos o mais fresco peixe e marisco. São vários os pratos de alta qualidade, sendo que a mais famosa é a garoupa assada no forno.
O restaurante está situado numa das mais movimentadas praças da cidade, os Restauradores. O nome ‘Pinóquio’ remete a uma antiga loja de brinquedos, que ocupava anteriormente o espaço. A esplanada sempre chamou à atenção pelos guarda-sóis verdes e brancos, com mesas postas a preceito, toalhas igualmente verdes e louça da Vista Alegre.
RAMIRO MARISQUEIRA
Mais do que um restaurante ou uma marisqueira, o Ramiro é uma instituição, uma parte da história de Lisboa com uma decoração descontraída; até porque o mais importante está exposto nas vitrinas, ou seja, sempre com mariscos frescos.
Para além dos preços razoáveis, o ambiente é convidativo e agradável. O serviço rápido e dinâmico permitirá que saborear a sua refeição sem “embargo”.
QUEDA-D’ÁGUA
A Queda D’Água é a marisqueira onde se juntam os amantes do marisco, pois se há muitas mesas reservadas, também há clientes espontâneos. Quem entra depara-se com um aquário recheado de sapateiras vivas, uma montra de peixe fresco e outra de marisco.
Para ocasiões especiais ou pequenas extravagâncias, a Queda d’Água tem também travessas de caranguejo do Alasca, cuja carne branca e tenra, é a sensação de ter o mar na boca. Na restante carta há arrozes, cataplanas e paelha e, nas carnes (bifes do lombo e vazia) o célebre prego em bolo do caco com manteiga de alho, “a sobremesa das marisqueiras”.
MONTE MAR
Com vista para o rio e para o mar, o Monte Mar de Belém proporciona-lhe bons momentos com as melhores iguarias e as vistas mais deslumbrantes que o país tem para oferecer. Neste restaurante é possível dividir por duas pessoas (28,50€ por adulto) sapateira recheada, gambas cozidas e fritas, búzios, burriés, gambas al ajillo, berbigão, gambinhas, mexilhão, açorda de gambas e amêijoas à Bulhão Pato.
Já na mariscada especial (39€ por adulto) a composição repete-se, mas traz também percebes, ostras, navalheiras, lagosta ou lavagante.
Qualquer uma das opções permite, por um valor superior, entrar na onda do “rodízio” e tomar o gosto, de forma mais demorada, dos percebes das Berlengas (quando os há), da gamba frita de Madagáscar e da canilha e ostras da Ria Formosa.
FURNAS DO GUINCHO
Faça chuva, faça sol, seja em que estação do ano for, com o mar manso ou revolto, a vista das Furnas do Guincho é sempre incrível.
Seja o marisco fresco ou cozinhado, as iguarias que lá são servidas, são incrivelmente saborosas. Na dúvida do que escolher, pode sempre ir pelo caminho mais simples e pedir peixe ao sal, uma especialidade da casa.
Existem outras opções imperdíveis, como a açorda de lagosta ou a cataplana de polvo, para comer na sala interior ou na esplanada, quando o tempo o permitir.
MARISQUEIRA CÉSAR
O menu do Restaurante Marisqueira César é recomendado para os amantes de marisqueira. A receita do sucesso de restaurante são camarões fascinantes, peixe frito saboroso e bisque bom.
Existe uma diversidade de ótimos pratos de marisco, desde camarão, ostra, gambas fresca nacional, sapateira, que oferece opções para todos os gostos.
Texto por New Men