A Porsche levantou o pano sobre alguns dos segredos escondidos no seu centro de design e para gaudio dos seus fãs e para satisfação da curiosidade de todos os amantes destas “coisas” dos automóveis, a marca mostrou, pela primeira vez, estudos de concept cars criados entre 2005 e 2019 e que nunca chegaram a ver a luz do dia ou que nunca foram dados a conhecer ao público em geral.

Publicado sob o título “Porsche Unseen”, o livro agora divulgado está disponível em alguns revendedores autorizados e na loja do Museu da Porsche. Os estudos de design de 15 diferentes propostas são apresentados em detalhe ao longo de 328 páginas com fotografias e textos completos e informativos. Uma oportunidade rara de espreitar os bastidores do centro de estilo da Porsche em Weissach e ficar a par de todo o processo de design, dos primeiros esboços ao protótipo que pode ser conduzido.

Entre os modelos retratados, podemos destacar três: o Porsche 919 Street (2017), o Vision Spyder (2019) e o Porsche Vision “Renndienst” (2018),este último talvez o mais arrojado e polémico por fugir um pouco aos moldes tradicionais a que associamos a marca alemã.

O Porsche 919 Street (estudo de 2017 em argila na escala 1:1) foi desenvolvido com base na tecnologia utilizada no Porsche 919 Hybrid, tornando acessível aos pilotos amadores a emocionante experiência de condução do modelo de competição de LMP1. Sob a carroçaria esconde-se uma monocoque em carbono e um sistema de propulsão híbrido de competição com 900 cv, o mesmo que levou o Porsche 919 a alcançar as vitórias em Le Mans. As dimensões e a distância entre eixos são as mesmas do modelo de competição.

Já o Porsche Vision Spyder (modelo rígido à escala 1:1 concebido em 2019) com um habitáculo despido e purista, a caraterística grelha do radiador sobre o motor central e elementos gráficos em vermelho, evoca claramente o icónico Porsche 550-1500 RS Spyder de 1954. Ao mesmo tempo, este estudo teve a intenção de desenvolver a identidade do design da Porsche e proporcionar um conjunto de ideias para futuros detalhes – por exemplo, o ultra-moderno roll bar.

O arrojado Porsche Vision “Renndienst” (concebido em 2018 à escaça 1:1) é a interpretação livre de um concept espaçoso para a família, capaz de transportar até seis pessoas. A equipa de design criou uma espécie de “space shuttle“ futurista (as palavras são da própria marca…) com proporções entusiasmantes. O estudo pretende demonstrar como o ADN do design da Porsche pode ser replicado num segmento habitualmente desconhecido para a marca. No interior, os passageiros encontram um habitáculo confortável e modular, com a curiosidade de o condutor se sentar em posição central. A tecnologia totalmente elétrica está localizada sob a carroçaria. Fruto desta arquitetura, os passageiros podem desfrutar de um generoso e inesperado espaço combinado com a experiência de condução e a qualidade habitual da Porsche.
Este artigo foi escrito por Rui Reis