Entram em concurso trabalhos em formato de curta-metragem audiovisual, Net Art, fotografia digital ou arte plástica digital.
O novo concurso da Samsung desafia artistas portugueses e espanhóis a apresentarem os seus melhores trabalhos para a primeira edição dos Prémios de Arte Digital. Os trabalhos têm de ser submetidos numa de quatro categorias e num dos três formatos estabelecidos, nomeadamente imagem, vector ou vídeo, acompanhada de um dossier informativo.
As categorias são: Curtas-metragens audiovisuais (um género em que podem participar curtas-metragens de ficção, animação, publicidade ou documentários), Net Art (obras artísticas com componentes interativos), Fotografia Digital (fotos tiradas com dispositivos digitais tais como câmaras fotográficas ou telemóveis) e Arte Plástica Digital (que exigirá a utilização do elemento digital como canal expressivo).
As inscrições estão abertas até à meia-noite do dia 15 de outubro.
Nesta primeira edição, o vencedor do primeiro prémio terá a oportunidade de receber formação especializada na Escola Superior de Desenho (ESDI), quer através do Mestrado em Curadoria de Arte Digital, que conduzirá a um diploma oficial da Universidade Ramón Llull, quer através de um primeiro ano académico do Ciclo Superior de Formação em Animação 3D, Jogos e Ambientes Interactivos. Dois segundos prémios serão atribuídos com um Tablet Samsung de última geração e o terceiro prémio será uma oportunidade de fazer um curso na Domestika no valor de mais de 100€.
Com esta iniciativa, a Samsung confirma o seu empenho e reconhecimento da arte e da cultura através da tecnologia e da inovação. “É uma grande satisfação continuar a lançar iniciativas que reconhecem a arte. Desta vez, uma arte especial e inovadora do século XXI que é a arte digital. Vamos continuar por este caminho para que a arte ibérica tenha cada vez mais visibilidade na nossa sociedade e no mundo, porque a arte é uma forma de expressão que deve ser partilhada e que merece ser valorizada”, explica Javier Martínez, Director de Marketing de Consumer Electronics da Samsung Electronics Iberia.
Artigo por Yauri Neto