O novo Milano era a aposta da Alfa Romeo nos SUV compactos – 4,17 metros de comprimento, 1,78 m de largura e 1,5 m de altura. Mas uma polémica com o nome adotado (o Governo italiano garante que a utilização do nome Milano é ilegal) pode levar a Alfa Romeo a alterar a designação comercial para Junior, um nome histórico para a marca italiana.
O Alfa Romeo Milano (ou Junior) é proposto com quatro grupos propulsores: Ibrida de 136 cv, Ibrida Q4 de 136 cv, Elettrica de 156 cv e Elettrica Veloce de 240 cv. Três packs completam a oferta: Techno, para as melhores especificações em termos de segurança, tecnologia e funcionalidade, como a condução autónoma de nível 2, a porta traseira elétrica com mãos livres, as luzes LED Matrix e a navegação conectada com assistente virtual; Premium, para o melhor do conforto e da exclusividade, graças ao interior em tecido vinílico, ao banco do condutor com comando elétrico e função de massagem, à iluminação ambiente interior e aos pedais e ao apoio de pé em alumínio; Sport, o qual, por definição, oferece o melhor da desportividade com bancos Sabelt, estofos em Alcantara e elementos exteriores desportivos.
Em Portugal as encomendas do Alfa Romeo Milano (Junior) serão abertas durante o próximo mês de Maio, momento em que também serão comunicados os preços da gama.
Beleza interior
O interior reflete o mesmo conceito e a inegável beleza das linhas exteriores. No centro do painel de instrumentos, o destaque é um ecrã TFT de 10,25″ totalmente digital, para aceder aos dados do automóvel e às definições das tecnologias de condução. No centro do tablier e orientado para o condutor, está um sistema de ecrã tátil de 10,25″ desenvolvido para trabalhar com widgets, com componentes gráficos concebidos para uma interação intuitiva com todas as funcionalidades, que podem ser personalizados através de um simples e rápido movimento de arrastar e largar.
Para embelezar ainda mais o interior, as saídas do ar condicionado têm a forma de um Quadrifoglio (trevo de quatro folhas), o símbolo por excelência da desportividade da Alfa Romeo. Por fim, para chamar a atenção e acolher o condutor, destacam-se os bancos desportivos Sabelt com um encosto envolvente que combina elevada resistência mecânica, ergonomia perfeita e leveza estrutural.
Dinâmica apurada, ou não fosse um Alfa Romeo…
Com base no peso mais baixo do segmento e numa distribuição de massas otimizada, o Milano entra no mundo dos automóveis elétricos como um verdadeiro Alfa Romeo. A versão Veloce tem soluções técnicas específicas: a direção mais direta do segmento (14.6), especialmente calibrada para ser extremamente precisa, para reforçar as suas excecionais qualidades de aderência à estrada; a suspensão desportiva foi rebaixada em 25 mm; as barras estabilizadoras dianteiras e traseiras são extradesportivas para garantir curvas rápidas com um elevado nível de aderência; o sistema de travagem tem discos dianteiros com mais de 380 mm e pinças monobloco de quatro êmbolos; o diferencial Torsen oferece a melhor tração possível em todas as condições. Os pneus de 20″ de alto desempenho são também específicos para veículos elétricos e oferecem uma grande aderência.
Como não podia deixar de ser, o Milano também inclui o sistema Alfa D.N.A.. O modo “Dynamic”, parcialmente possível graças à calibração específica da direção e do acelerador, oferece a máxima performance e prazer de condução. Num cuidadoso equilíbrio entre desempenho e conforto, o modo “Natural” foi concebido para uma utilização quotidiana, enquanto o modo “Advanced Efficiency” foi calibrado para obter a máxima eficiência energética, reduzindo o consumo sem afetar o prazer de condução. Por fim, apenas na versão híbrida Q4, está disponível um quarto modo denominado Q4, para condições de baixa aderência.
Estreia do Milano Elettrica
Na versão elétrica do Milano, a Alfa Romeo selecionou uma fonte de energia de nova geração, combinando um motor elétrico (“Hybrid Synchronous Motor”) e uma nova bateria. Disponível em duas versões de potência – 156 ou 240 cv – o novo automóvel garante um excelente desempenho e uma condução envolvente e desportiva, como qualquer outro Alfa Romeo.
A bateria de 54 kWh oferece uma elevada densidade energética e uma excelente relação entre a energia nominal e a energia utilizável. Especificamente, na versão de 156 cv, a bateria de iões de lítio assegura 410 quilómetros de autonomia no ciclo WLTP ou 590 quilómetros no ciclo urbano. O carregamento do novo Milano é muito simples: nas estações de carregamento rápido DC de 100 kW são necessários menos de 30 minutos para carregar a bateria de 10 a 80%.
Milano Ibrida
O Milano oferece duas soluções de tração para a versão Ibrida: tração dianteira ou tração integral Q4, uma novidade no segmento premium que estará disponível numa fase posterior.
O Milano Ibrida adota uma arquitetura híbrida 48-V Hybrid VGT com 136 cv. O motor de combustão interna é um propulsor com três cilindros e 1.2 litros de cilindrada – que funciona de acordo com o ciclo Miller – e está equipado com turbo de geometria variável e distribuição comandada por corrente para uma fiabilidade máxima. A componente elétrica é composta por uma bateria de iões de lítio de 48 Volts e um motor elétrico de 21 kW integrado na inovadora caixa de dupla embraiagem de 6 velocidades, a qual trabalha em conjunto com o inversor e a unidade de controlo da transmissão para garantir a máxima eficiência.
O Milano Ibrida oferece uma experiência de condução suave para circular na cidade em modo elétrico em mais de 50% do tempo; o MILANO garante a condução elétrica não só durante as manobras de estacionamento ou a baixa velocidade em zonas urbanas, mas também fora da cidade, até 150 km/h.
Milano Speciale
O Milano Speciale apresenta uma versão de lançamento topo de gama disponível com as motorizações Ibrida (136 cv) e Elettrica (156 cv). Limitado exclusivamente à edição de lançamento, este sintetiza desportivismo, tecnologia e conforto numa configuração única que inclui uma seleção orientada das melhores especificações oferecidas pela gama.
No exterior, destacam-se o emblema “Progresso”, os acabamentos desportivos mate com apontamentos no novo e já icónico vermelho Arese e as jantes de liga leve de 18″ “Petali”. O interior é embelezado com pormenores desportivos e exclusivos, como o interior em vinil e tecido “Spiga”, o volante em pele e o banco do condutor com comando elétrico e função de massagem. A atenção ao detalhe é assegurada pela elegante e distinta iluminação interior de oito cores que assinala as saídas de ar, o túnel central e o icónico “Telescópio”. Uma configuração extremamente rica é completada pelo seguinte equipamento de segurança: O Milano Speciale oferece, de série, condução autónoma de nível 2, navegação conectada, câmara traseira de 180°, porta traseira elétrica mãos-livres e sistema keyless com tecnologia de acesso de proximidade.
Artigo por Rui Reis