As colombianas Karol G e Shakira, a mexicana Natalia Lafourcade e a brasileira Gaby Amarantos destacaram-se na gala dos Grammy Latino.
Na gala dos Grammy Latino, que se realizou esta quinta-feira (16 de novembro) em Sevilha (Espanha), Karol G, Natalia Lafourcade e Shakira foram as estrelas que brilharam, ao conquistar os prémios mais cobiçados – ‘Álbum do Ano’, ‘Gravação do Ano’ e ‘Canção do Ano’, respetivamente.
A cantora e compositora colombiana Karol G foi agraciada com o prémio de ‘Álbum do Ano’ por “Mañana será bonito“, superando concorrentes de renome como Pablo Alborán e Ricky Martin. Já a mexicana Natalia Lafourcade recebeu o prémio de ‘Gravação do Ano’ com a emocionante “De todas las flores“, deixando para trás artistas como Rosalía, Cristina Aguilera e Alejandro Sanz.
O prémio de ‘Canção do Ano’ foi entregue a Shakira, com a cantora colombiana a levar para casa a respetiva distinção graças à canção “Shakira: Bzrp Music Sessions, Vol. 53” – música em que a artista critica o seu antigo companheiro, Piqué –, que contou com a colaboração do DJ e produtor argentino Bizarrap.
No âmbito da língua portuguesa, a música brasileira fez sua marca nos Grammy Latino. Gaby Amarantos conquistou o prémio de ‘Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa’ com “TecnoShow“, superando a nomeação da portuguesa Carminho (álbum “Portuguesa”), e no discurso apelou à preservação da Amazónia e ainda dedicou o respetivo prémio a “todas as mulheres negras do Brasil”.
Maria Mendes era a outra cantora portuguesa nomeada para os Grammy Latino, pela versão de “Com que Voz” do álbum ao vivo “Saudade, Colour of Love”. No entanto, o vencedor da categoria ‘Melhor Arranjo’ foi para o músico Rafael Valência pelo arranjo de “Songo Bop” do álbum “Made in Miami”.
A 24ª edição dos Grammy Latino contemplou 56 categorias de diversas expressões da música latina e fez história por ser a primeira vez que a premiação ocorreu fora dos Estados Unidos da América – realizou-se na cidade espanhola de Sevilha.
Para ver a lista completa dos vencedores dos Grammy Latino 2023, clique aqui.