O eclipse total do Sol vai acontecer esta segunda-feira, entre as 18h00 e as 19h00, e em Portugal apenas nos Açores será possível visualizá-lo.
Um espetáculo celestial vai cativar a atenção dos observadores do mundo inteiro, esta segunda-feira (8 de abril), com o tão esperado eclipse solar – momento em que a Lua projeta a sua sombra sobre o planeta Terra. No entanto, em Portugal, apenas a Região Autónoma dos Açores terá o privilégio de testemunhar este evento cósmico de forma parcial.
Os açorianos ou os turistas que estejam no respetivo arquipélago serão os únicos em território português que poderão desfrutar de uma visão parcial deste fenómeno astronómico, com o Observatório Astronómico de Santana – Açores (OASA) a prever que o espetáculo possa ser observado entre as 19h00 e as 20h00 (horário local), com destaque especial para a ilha do Corvo, entre a Ponta dos Turçais e a Ponta do Baixio, onde a visibilidade promete ser ainda mais privilegiada, de acordo com a National Geographic.
Para aqueles que não têm a oportunidade de presenciar o eclipse solar ao vivo, a NASA vai providenciar uma transmissão em direto do respetivo momento, a partir das 18h00 (horário de Portugal Continental e da Região Autónoma da Madeira). Já a maior parte dos residentes da América do Norte, mais concretamente dos Estados Unidos da América, do Canadá e do México, vão estar na fila da frente e preparam-se para ter uma visão espetacular do eclipse total do Sol.
Este acontecimento astronómico, para além de ser um momento de fascínio para os amantes de astronomia, o eclipse solar também vai servir como uma oportunidade valiosa para a agência espacial norte-americana estudar os efeitos do fenómeno na ionosfera. Para isso, estão programados os lançamentos de três foguetes (antes, durante e após o auge do eclipse solar) com o objetivo de investigar possíveis perturbações nas telecomunicações.
É importante realçar que a observação direta do Sol durante um eclipse solar pode causar danos sérios à visão e por isso é aconselhado o uso de óculos especiais de proteção para este fim.
Para os residentes de Portugal Continental e da Região Autónoma da Madeira, que desta vez não terão a oportunidade de visualizar este evento cósmico, a próxima oportunidade de testemunhar um eclipse total do Sol está marcada para o dia 12 de agosto de 2026.