A meteorologia indica que a chuva está a chegar? Agradeça.
Uns pingos aqui num dia, outros pingos ali noutro, e a chuva vai dando sinais de que não tarda em instalar-se no nosso quotidiano de inverno. Ou pelo menos assim se espera para tentar combater os meses de seca que se arrastam e levam Portugal a atravessar a pior seca de que há registo.
A Selectra, empresa especialista em tarifas domésticas enumerou um conjunto de dicas que o permitem aproveitar a água da chuva. “É uma boa fonte de minerais para as plantas e ajuda ainda a reduzir o valor da fatura”, além disso, no final do dia está a “conservar este recurso”.
Contudo, importa ter em consideração que esta água continua a não ser potável e, por isso, não serve para consumo humano. Mas se imaginação não faltar, haverá funcionalidades de sobra, eis algumas:
DÊ DESCANSO ÀS DESCARGAS DO AUTOCLISMO
Sabia que cada vez que despeja o seu autoclismo gasta cerca de 10 litros de água? Agora multiplique esse número pela quantidade de vezes que costuma fazê-lo. A água proveniente da chuva recolhida, por exemplo em baldes, é um bom ajudante para dar a volta a esta rotina.
APROVEITE PARA LAVAR O CARRO
Se chover, os aguaceiros fazem o trabalho por si mas, se acordar com uma vontade avassaladora de deixar o carro imaculado e o sol estiver a raiar, as reservas de água da chuva podem ser verdadeiras aliadas e livrarem-no do gasto de até 260 litros de água. Um número que não é surpreendente dependendo do tempo em que mantiver a torneira aberta, nível de sujidade ou tamanho do carro.
TRATE DAS SUAS PEÇAS DE ROUPA MAIS DELICADAS
Água da chuva: uma alternativa sustentável para tratar roupas dedicadas. Poderia ser um anúncio mas é um conselho ecológico se preferir fugir à máquina de lavar para preservar as suas peças.
DEIXE AS CAMISAS IMPECÁVEIS
Camisas para engomar? Junta todas e construa um hábito ecológico. Se o seu ferro é daqueles que bebe água, dê-lhe a da chuva, não comprometerá a saúde, ao contrário da sua.
INCLUA OS SEUS AMIGOS PATUDOS NESTA ONDA DE POUPANÇA
Amigos de quatro patas, não reclamam a água fria pelo que dar-lhe banho com aquela que está armazenada da chuva, é um bom plano A.