Foi no dia 4 de julho de 1977, num café na Baixa de Lisboa, que foi vendida a primeira Coca-Cola em Portugal. Conheça mais sobre a história desta marca.
Sabia que a primeira Coca-Cola foi vendida em Portugal há 45 anos? Ao longo destes anos, a Coca-Cola tem se tornado uma marca muito querida pelos portugueses. Acompanhou e continua a acompanhar de perto as mudanças culturais e sociais de Portugal, bem como o desenvolvimento e modernização do nosso país. Para ilustrar este desenvolvimento temos a parceria em iniciativas como o Campeonato do Mundo de Juniores em 1991, a Expo 98, o Euro 2004 ou a Taça Coca-Cola.
De certeza que conhece o famoso slogan da Coca-Cola “Primeiro estranha-se, depois entranha-se”, criado pela agência publicitária onde Fernando Pessoa trabalhou. O que não deve saber é que este slogan foi criado em 1927, mas só entrou em Portugal 50 anos depois, tendo sido proibido pela Justiça Portuguesa e pelo Estado Novo. Foi no ano de 1978 que Azeitão recebeu a primeira fábrica da Coca Cola em Portugal. Hoje em dia, cerca de 90% das bebidas que chegam diariamente a todo o país, são produzidas nesta fábrica- que emprega 350 pessoas em Portugal e contribui para a criação de mais de 8 mil postos de trabalho diretos e indiretos.
Sabia que a Coca-Cola promoveu duas edições da coleção “Património Revisitado” – ação desenvolvida no apoio à cultura – onde se colocou uma embalagem de uma bebida icónica ao serviço de monumentos históricos do país? Este é só um exemplo dos muitos contributos desta marca no desenvolvimento da cultura Nacional.
Para promover o empreendedorismo feminino, esta marca lançou em 2019 o programa BORA Mulheres onde já participaram mais de 600 mulheres ao longo das suas quatro edições. Já o BORA Jovens é o mais recente programa na área da sustentabilidade social, que tem o objetivo de contribuir para a retoma da economia nacional, apoiando jovens inseridos em contextos mais vulneráveis a integrarem o mercado de trabalho – que teve a sua primeira edição em Portugal, em 2021.
Uma marca que procura ter uma presença mais responsável e consciente das necessidades e da atualidade do nosso país. Sendo que a Coca-Cola está desde sempre ligada “a apoios e projetos de desenvolvimento social e profissional e à proteção do ambiente. Nunca esquecendo a nossa grande missão de refrescar o mundo e fazer a diferença!”- palavras de Ana Claudia Ruiz, Diretora-Geral da Coca-Cola Portugal. Sendo a sustentabilidade ambiental uma das suas principais preocupações desenvolveram o projeto “Plantar Água” com a ANP|WWF, em 2019 – visando o restauro ecológico de várias áreas afetadas pelo incêndio florestal da Catraia, em 2012, através da instalação de mais de 50 mil árvores e arbustos mediterrânicos em 100 hectares da Serra.
Agora já sabe, a Coca-Cola não faz só parte da história do nosso país como também contribui ativamente para a economia nacional. Exemplo disto é o facto de que, por cada euro que é gasto em Coca-Cola, 81 cêntimos permanecem em Portugal.
Artigo por New Men