O novo Bentley Continental GT Speed chega aos 335 km/h.
Com o Speed, a Bentley criou o mais potente, mais rápido, mais dinâmico e mais luxuoso Continental GT de sempre. O derradeiro Continental GT tem um motor W12 TFSI, fabricado à mão na fábrica da Bentley em Crewe, capaz de produzir 659 cv de potência, resultando numa velocidade máxima de 335 km/h e numa aceleração de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos. As quatro rodas direcionais com controlo eletrónico melhoram a natureza dinâmica do Continental GT Mulliner W12 em cada um dos modos de condução. As jantes de 22 polegadas com design exclusivo Mulliner dispõem de emblemas autonivelantes que garantem que o “B” da Bentley permanece sempre na vertical.
O habitáculo do Continental GT Mulliner W12 é definido pelo luxo e mostra um nível de escolha e personalização que só um Mulliner pode proporcionar. Uma escolha de 88 acabamentos folheados de madeira Piano encoraja uma maior personalização. O padrão de costuras em forma de diamante “Diamond in Diamond” para os bancos, forros das portas e painéis traseiros é constituído por quase 400.000 pontos, com cada diamante a dispor de exatamente 712 pontos individuais. Naturalmente, estes estão disponíveis numa larga gama de cores de fio.
O tejadilho é forrado a pele com baixo-relevo ao longo de todo o seu comprimento ou em couro liso para combinar com as costas dos bancos se o tejadilho panorâmico em vidro for selecionado.
A consola central está revestida com um acabamento técnico inédito, fresado a diamante, que utiliza processos de maquinagem de precisão para formar um padrão facetado perfeito, flanqueado de ambos os lados por um acabamento Grand Black de nogueira com elementos cromados. Um relógio Breitling posiciona-se no centro da consola, enquanto o painel frontal do lado do passageiro apresenta uma silhueta do perfil exterior do automóvel e o logótipo Mulliner. O folheado flui na direção das portas, onde é completado por um discreto motivo do “B” da Bentley.
Para o condutor, o acabamento em metal escovado do relógio Breitling é transportado do mundo físico para o digital, replicado através de um design inédito no grafismo do painel de instrumentos digital em LED, onde um cuidadoso design do tipo skeuomorphic e a aplicação de texturas digitais faz com que os mostradores virtuais pareçam feitos de metal verdadeiro.
No exterior, um conjunto de elementos exclusivos de design destaca o Continental GT Mulliner dos restantes membros da gama. Na frente, a nova grelha de matriz ‘Double Diamond’ define o novo estilo de assinatura Mulliner, complementada por entradas de ar nos guarda-lamas dianteiros, ecoando o mesmo design em tons prata e preto e com a marca Mulliner. Todas estas características estão disponíveis quer em acabamento cromado, quer com o apelo mais contemporâneo do preto lacado da especificação Blackline Mulliner. A aproximação e abertura de uma das portas revela outro elemento do design Mulliner, os espelhos retrovisores em tom prata acetinado ou em preto, com iluminação de boas-vindas Mulliner por baixo, bem como as soleiras iluminadas com a designação Mulliner.
O Continental GT Mulliner W12 está equipado com uma versão atualizada do famoso motor Bentley W12 TSI de 6,0 litros com 659 cv – um aumento de 4%, o equivalente a 24 cv, em relação ao modelo W12 de base – mantendo o colossal binário de 900 Nm.
A tecnologia Bentley Dynamic Ride e a suspensão pneumática ativa – com três câmaras – com amortecimento adaptativo desempenham um papel fundamental no comportamento deste Gran Turismo. Os travões em carbono e cerâmica recentemente desenvolvidos – disponíveis em opção – o controlo eletrónico variável de estabilidade, as quatro rodas direcionais e um diferencial de deslizamento limitado de controlo eletrónico reforçam ainda mais as suas agilidade e performance.
Artigo por Rui Reis