A coleção BMW Art Car conta com modelos únicos assinados por artistas como Andy Warhol, Roy Lichtenstein ou Jeff Koons. O 20º modelo desta coleção icónica foi agora revelado e é assinado por Julie Mehretu.
O BMW Group apresentou, na terça-feira, 21 de maio, no Centre Pompidou em Paris, aquela que é a vigésima adição à exclusiva coleção BMW Art Car. A artista contemporânea Julie Mehretu, norte-americana nascida na Etiópia, concebeu um BMW M Hybrid V8 que é, literalmente, uma obra de arte.
Ao longo das últimas cinco décadas, a BMW tem colaborado com diversos artistas de renome internacional. Roy Lichtenstein, Andy Warhol, David Hockney, Jeff Koons e, mais recentemente, John Baldessari e Cao Fei, são alguns dos nomes de relevo que já desenvolveram modelos para a BMW Art Car. Junta-se agora Julie Mehretu, com uma criação que não só dá continuidade à longa tradição do BMW Art Car, como também promete dar cartas em pista, já que o seu BMW M Hybrid V8 irá fazer a estreia em alta velocidade no próximo mês de junho, quando competir nas 24H de Le Mans.
“O projeto BMW Art Car é todo ele sobre criação, imaginação, ultrapassar os limites do que pode ser possível. Não penso neste veículo como algo que se vai expor. Penso nele como algo que vai correr em Le Mans. É uma pintura performativa. O meu BMW Art Car foi criado em estreita colaboração com equipas de desporto motorizado e engenharia,” explica Julie Mehretu, acrescentando ainda: “o BMW Art Car só fica completo quando a corrida termina.”
“Os BMW Art Cars são parte essencial do nosso compromisso cultural à escala global. Há quase 50 anos que colaboramos com artistas que são tão fascinados pela mobilidade e design quanto pela tecnologia e desporto motorizado. A visão de Julie Mehretu para um carro de corrida é uma contribuição extraordinariamente forte para a nossa coleção BMW Art Car”, acrescenta Oliver Zipse, CEO do BMW Group.
Além de competir em Le Mans, e de integrar a coleção oficial do BMW Group, a colaboração entre a BMW e Julie Mehretu inclui ainda um compromisso conjunto de uma série de workshops para jovens cineastas, que irão percorrer várias cidades africanas entre 2025 e 2026, culminando numa grande exposição no Zeitz Museum of Contemporary Art, na Cidade do Cabo, África do Sul.
Pode ver mais artigos aqui.