Esta sexta-feira, dia 30 de junho, é a data de lançamento do primeiro álbum de um dos melhores jogadores de futebol da atualidade.
Quando o vemos nos campos de futebol, conhecemo-lo como Rafael Leão – jogador do AC Milan e da Seleção Nacional de Portugal –, mas no mundo da música o próprio transforma-se em Way 45, o artista que lança esta sexta-feira (30 de junho) o seu primeiro álbum, denominado de “My life in each verse”.
A música é uma arte que sempre esteve presente na vida do atual craque do mundo do futebol, o seu pai era cantor e um dos seus tios era DJ, mas o sonho de Rafael Leão sempre foi brilhar com a bola nos pés. “Desde miúdo sempre quis jogar à bola, sempre tive a bola perto de mim, com os meus amigos, dentro de casa. Deus deu-me o dom para conseguir ser alguém no mundo do futebol, mas se não tivesse esse dom acho que iria pelo futebol também porque a bola sempre esteve perto”, revelou em entrevista concedida à Lusa, antes de acrescentar que foi em 2020, em pleno confinamento causado pela pandemia, que começou a criar música. “Fiquei um mês em casa, não tinha quase nada para fazer, não podíamos sair de casa e eu estava em Itália, onde a Covid-19 estava muito ativa. Na quarentena foi quando comecei a experimentar as minhas letras em certos instrumentais e mostrei a algumas pessoas que estavam dentro da música, para sentir o feedback, que acabou por ser bom”.
No início, Rafael Leão apenas usava “instrumentais da internet”, mas depois começou a trabalhar com produtores da 608 Records – gravadora que fundou em conjunto com o amigo e empresário Leandro Twix. Com a gravadora, o tempo acabou por trazer confiança e Rafael Leão decidiu criar o seu primeiro álbum. Em janeiro de 2021, lançou o EP “Beginning” e desde aí percebeu-se que Rap e Trap eram o tipo de música de Rafael Leão ou Way 45 (nome artístico), influenciado por artistas norte-americanos bem conhecidos pela grande maioria do público, como por exemplo Roddy Ricch, Lil Durk ou Lil Baby.
O nome adotado por Rafael Leão para o mundo da música remete para o código postal do bairro da Jamaica, no Seixal (2845), onde cresceu. Já “Way” é pura e simplesmente a tradução em inglês de caminho ou via. “O significado é nunca te esqueças de onde vieste, por onde andares e por onde fores. Mantém sempre a tua identidade”, explicou o craque do AC Milan e da Seleção Nacional de Portugal, antes de acrescentar que o jogador de futebol e o músico são pessoas diferentes. “Way 45 é a pessoa que transmite os seus sentimentos porque no futebol não sou tão expressivo. O Rafael Leão joga à bola, o Way 45 é outra pessoa. É um artista que expressa os seus feelings, que fala da família, de onde veio, das dificuldades que já passou, como vive hoje em dia e aquilo que espera alcançar”, realçou.
No entanto, o próprio reconhece que há algo em comum nos dois mundos. “Seja no futebol ou na música, para querer alguma coisa, tem que se ter persistência. Para se ter boas músicas que as pessoas gostem, tem que ter persistência”, realçou antes de revelar que no início, quando começou a cantar, era motivo de piadas entre os seus colegas de futebol, mas que agora a grande maioria já gosta. “A última música que fiz com o Soarito, (“V.E.U.L.”, que integra o álbum de estreia) muitos deles apreciaram. Foi como eu disse: persistência, persistência e persistência”.
Com o lançamento do primeiro álbum marcado para esta sexta-feira, dia 30 de junho, Rafael Leão, ou Way 45, já está ansioso para saber como é que as pessoas vão receber o seu primeiro trabalho completo no mundo da música. “Quero ver como é que as pessoas vão reagir ao álbum, mas os músicos não param de fazer música e por isso com certeza que haverá novidades [no futuro]. Sempre que puder vou continuar a criar, até porque também é um refúgio”, disse o craque de futebol e o agora também cantor.