O Fiesta ST de 2011 debita cerca de 600 cv e conta com tração às quatro rodas.
Terão sido poucos os amantes do mundo automóvel, e não só, a ver os impressionantes episódios da saga Gymkhana, em que o conhecido piloto Ken Block desafia as leis da física para, ao volante de monstros de 600 cv, cumprir um percurso pré-determinado. Enquanto peça histórica da cultura pop, o Ford Fiesta GYM3 da Ken Block foi visto por milhões de pessoas em todo o mundo. Construído para resistir a saltos, derrapagens e drift intermináveis, este pequeno monstro de quatro rodas irá certamente proporcionar ao seu próximo dono infinitas emoções e será a estrela de qualquer concentração automóvel em que participe.
O leilão da RM / Sothebys está agendado para dia 10 de dezembro, em Miami, nos EUA, e a base de licitação do Fiesta de Gymkhana 3 é de 284 000€.
Ken Block, o “hoonigan” em pessoa, levou este conceito da Gymkhana para o nível seguinte, com o lançamento do primeiro vídeo viral mostrando as suas capacidades profissionais de condução num aeródromo abandonado. A dificuldade crescente das acrobacias e dos percursos ao longo desta série, em locais que incluíam o Porto de Los Angeles, no centro de São Francisco e o Dubai, manteve o público entusiasta do automobilismo colado aos ecrãs dos seus computadores, em antecipação ao seu último lançamento.
No Gymkhana Three, Block atravessou o Atlântico para conquistar o Auodrome De Monthery, um circuito de corridas francês construído em 1924. Ao longo dos sete minutos, a estrela do rali percorre o percurso navegando entre cones e barreiras. O vídeo termina com um donut final que queima os pneus até às jantes, resultando numa exibição de faíscas de fogo-de-artifício. O Gymkhana 3 foi visto 69 milhões de vezes e continua a ser uma edições mais populares dentro da série.
Começando a vida como um Fiesta ST 2011, a equipa de corridas sueca Olsbergs MSE converteu o utilitário da Ford no monstro conhecido como “GYM3”. No coração da máquina está um motor Olsbergs de 2000 centímetros cúbicos, turbo com quatro cilindros Duratec, montado longitudinalmente, que produz 600 cavalos de potência e 660 Nm de binário às 4000 rpm. Uma caixa de seis velocidades sequencial Olsbergs MSE MakTrak envia potência para os quatro pneus, permitindo acelerar de 0 a 100 km/h na casa dos dois segundos. Os travões são Alcon Racing e os amortecedores da Ohlins. A estrutura da carroçaria do Fiesta foi soldada e equipada com protecção por baixo da carroçaria, enquanto o interior foi totalmente despojado e equipado com roll-bar OMSE.
Artigo por Rui Reis