

A prova O Melhor Pastel de Nata está de regresso para a sua 14ª edição. O desafio arranca com a fase de inscrições, até 30 de junho, direcionada a estabelecimentos com fabrico próprio que se localizem na Área Metropolitana de Lisboa.
Pastelarias, padarias, restaurantes, hotéis e similares podem então entrar na corrida d’O Melhor Pastel de Nata 2023 e fazer a inscrição na página oficial do evento – www.melhorpasteldenata.pt, bem como, consultar o respetivo regulamento de prova.
E como serão avaliados os pastéis de nata? De acordo com Virgílio Nogueiro Gomes, gastrónomo e presidente do júri, serão pontuadas características como “Aspeto”, “Toque da massa”, “Sabor e consistência da massa”, “Recheio” e “Sabor global”.
“Este ano a prova vai continuar com apresentação de confeções extraordinárias que conferem ao Pastel de Nata a excelência da doçaria portuguesa”, afirma Virgílio Gomes.
Após a fase de inscrições, decorrerá a fase de prova-cega, nos dias 5, 7 e 8 de setembro, na Manja Marvila. A grande final, com os 12 estabelecimentos finalistas, decorrerá dia 25 de setembro, no Congresso dos Cozinheiros, em Oeiras.
Recorde-se que em 2022, o pastel de nata vencedor da prova foi o da Casa do Padeiro, na Pontinha.
A prova O Melhor Pastel de Nata é organizada pelas Edições do Gosto e por Virgílio Nogueiro Gomes. Tem como parceira a Câmara Municipal de Oeiras e como Patrocinador a Delta Cafés e a Derovo Group. Conta ainda com o Apoio da Zomato.
Pode ver mais artigos aqui.