Olá pescador, hoje quero falar-lhe de quatro hábitos do bom pescador. Claro que poderia enumerar muitos mais, mas considero estes como o pilar para praticar a pesca desportiva
1.º Hábito
O respeito pelos outros pescadores!
Já é velha a frase que diz: “A tua liberdade termina onde começa a dos outros”
Quando escolhemos um local para pescar devemos sempre ter o cuidado de confirmar se não vamos incomodar um colega que já la esteja a pescar. Percebo que, para quem está a começar isto, possa até soar estranho. Mas este é o principal motivo que me leva a frequentar pesqueiros de acesso um pouco mais difícil.
Para poder praticar a pesca à minha maneira sem incomodar nem ser incomodado.
2.º Hábito
Libertar sempre os peixes mais pequenos!
Felizmente existe uma lei com as medidas mínimas para as principais espécies de peixes que podemos pescar na nossa costa. Mesmo achando que algumas medidas deveriam de ser um pouco maiores, já é alguma coisa.
É obrigação do pescador desportivo cuidar hoje para que amanhã os nosso filhos também possam desfrutar deste magnífico desporto.

3.º Hábito
O respeito pela natureza.
Pescar não é só apanhar peixe, pescar é também o contacto com a natureza. Só quem anda pesca sabe o que é a liberdade de estar na pesca, longe do trânsito e dos prédios.
O verdadeiro pescador desportivo respeita os peixes as aves e todos os animais ou plantas que encontra pelo caminho.

4.º Hábito
Deixar os pesqueiros limpos!
Este é um dos hábitos que parecem mais óbvios. Mas infelizmente está longe de ser praticado por uma grande maioria dos “pescadores”. O verdadeiro pescador desportivo deixa o pesqueiro pelo menos como o encontrou. De preferência deixa-o mais limpo e seguro.
Tanto para os outros pescadores como para animais como as gaivotas que acabam por comer ou ficar presas no lixo.

Quer saber mais sobre a arte de pescar? Saiba tudo aqui.
Este artigo foi escrito por Manuel Monteiro