Vírus que provocou a pandemia da Covid-19, nasceu de uma fuga de um laboratório ou da transmissão natural de um animal infectado para um ser humano?
O motivo que desencadeou o vírus responsável pela pandemia da Covid-19 continua a causar controvérsia entre as agências de inteligência e cientistas. O Departamento de Energia dos EUA concluiu recentemente que o Sars-Cov-2 terá nascido através de uma fuga acidental num laboratório em Wuhan, referem num novo relatório de inteligência confidencial que já foi entregue à Casa Branca, avança o The Wall Street Journal.
O FBI também já se tinha mostrado defensor desta teoria, que agora conhece um novo fôlego. Ainda assim, não há nada oficializado e as teses continuam a antagonizar-se, tanto que houve quem fizesse a avaliação às conclusões do relatório e qualificou a investigação como tendo um baixo nível de confiança.
Além disso, de acordo com o jornal New York Times, nenhuma agência de inteligência do país alterou as suas conclusões após as descobertas do Departamento de Energia dos EUA.
No entanto, há quatro agências que acreditam que a origem tem por base a transmissão natural de um animal infectado para o ser humano, e há ainda outras duas que estão indecisas. Certo é que, apesar de não haver consenso, foi pelo menos descartada a tese de que o vírus é uma arma biológica da China.
Quer seja por causa natural ou por fuga de laboratório – esta última impulsionada por Trump para apontar o dedo à China pela pandemia que fez cerca sete milhões de vítimas mortais – os especialistas defendem que é importante descobrir-se a origem para que se criarem estratégias futuras de prevenção.