Comece já a pensar num transporte alternativo.
No próximo dia 12 de outubro, quarta-feira, os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa vão fazer greve. Na passada quinta-feira, dia 29, entregaram um aviso prévio de greve de 24 horas, anunciou a Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans).
“Após a reunião de conciliação na DGERT – Direcção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho, as organizações sindicais dos trabalhadores do Metropolitano de Lisboa, entregaram um aviso prévio de greve de 24 horas para o dia 12 de outubro“, adianta o sindicato em comunicado.
De acordo com a nota, os funcionários vão discutir “as formas de luta subsequentes num Plenário Geral de Trabalhadores”, que vai acontecer a 10 de outubro. Nos últimos meses, têm contestado o alegado não cumprimento do Acordo da Empresa por parte da Direção Operacional.
Os trabalhadores da Transtejo estarão também a “dinamizar um novo ciclo de lutas entre os dias 10 e 14 de outubro, na forma de greves parciais de três horas por cada turno”, adianta ainda a Fectrans. “Reivindicam a valorização dos salários, que tenham em conta o aumento brutal do custo de vida, que significa uma redução real do poder de compra e exigem medidas concretas para que a Transtejo seja dotada de todos os meios para a melhoria da prestação do serviço público prestado”, sublinha.