Os golos de Portugal foram marcados por Gonçalo Inácio (2x), Gonçalo Ramos (2x), Diogo Jota (2x), Ricardo Horta, Bruno Fernandes e João Félix.
A seleção portuguesa de futebol escreveu uma nova página gloriosa na sua história centenária (109 anos) ao conquistar uma vitória esmagadora de 9-0 contra o Luxemburgo na fase de qualificação para o Euro 2024, que será realizado na Alemanha. Com este resultado, a equipa das Quinas continua a sua caminhada imaculada no grupo J, com 18 pontos somados (6 jogos, 6 vitórias), 24 golos marcados, 0 sofridos e onde, naturalmente, se mantém na liderança do respetivo grupo.
O jogo frente aos luxemburgueses, que teve lugar no Estádio do Algarve, não contou com a presença de Cristiano Ronaldo – suspenso por acumulação de cartões amarelos –, mas isso não impediu Portugal de brilhar com uma exibição avassaladora e histórica. Sob o comando do técnico Roberto Martínez, a formação lusa mostrou uma impressionante determinação desde o início, ao fazer uma pressão altíssima sobre a tentativa de sair a jogo por parte do Luxemburgo.
Foi com alguma naturalidade que o primeiro golo surgiu e aos 12 minutos Gonçalo Inácio subiu mais alto que todos, após um cruzamento de trivela de Bruno Fernandes, e cabeceou a bola para o fundo da baliza. Cinco minutos depois (17’) foi a vez de Gonçalo Ramos aumentar a vantagem para o 2-0, com destaque para a recuperação de bola no terço defensivo do Luxemburgo e para a assistência de Bernardo Silva. Depois do golo Gonçalo Ramos estava confiante e a jogar praticamente em casa – o antigo avançado do Benfica é de Olhão – bisou aos 33 minutos com uma finalização de classe após cruzamento de Rafael Leão. Pouco antes do intervalo, ainda houve tempo para o outro Gonçalo – o Inácio – também bisar na partida e novamente na sequência de um cruzamento de Bruno Fernandes.
A segunda parte arrancou com um 4-0 favorável a Portugal e com o Luxemburgo a tentar reorganizar-se. No entanto, os jogadores portugueses continuaram a dominar e aos 57 minutos Diogo Jota quebrou o seu jejum de golos e graças a novo passe magistral de Bruno Fernandes – 3ª assistência do médio do Manchester United. Mesmo com uma mão cheia de golos, a equipa comandada por Roberto Martínez não colocou um travão e Ricardo Horta acabou por fazer o 6-0 num remate imparável após assistência de Diogo Jota. Depois de marcar e de assistir, o avançado do Liverpool estava em grande nesta fase do jogo e aos 77’ bisou ao aproveitar um ressalto dentro da área adversária. Cinco minutos depois (82’) foi a vez de Bruno Fernandes deixar as assistências de lado e ser ele próprio a marcar o 8-0 – resultado que igualava as maiores vitórias de sempre da seleção nacional de Portugal: goleadas frente ao Liechtenstein e ao Kuwait. Para fechar com chave de ouro, João Félix marcou um golaço aos 89’, com um remate certeiro na baliza luxemburguesa que fez história ao tornar esta vitória de 9-0 como a maior de sempre da seleção portuguesa.
Com este resultado, Portugal lidera o grupo J de qualificação para o Euro 2024 (18 pontos) com uma vantagem considerável – cinco pontos a mais que a Eslováquia (13 pontos) e oito a mais que o Luxemburgo (10 pontos). A Bósnia Herzegovina e a Islândia têm 6 pontos cada uma, enquanto que o Liechtenstein ainda não fez qualquer ponto.
Esta vitória histórica deixa Portugal com um pé no Campeonato da Europa, que se realiza no próximo verão na Alemanha. Os próximos compromissos da seleção nacional estão marcados para o próximo mês de outubro, onde a equipa das Quinas irá defrontar a Eslováquia (dia 13 de outubro, no Estádio do Dragão) e a Bósnia Herzegovina (dia 16 de outubro, em território bósnio).