Equipa das quinas vence por 4-1 na jornada inaugural da segunda edição da Liga das Nações, no grupo 3 da Liga A. João Cancelo, Diogo Jota, João Félix e André Silva fizeram os tentos nacionais.
Fernando Santos apresentou um onze sem muitas surpresas. O maior destaque vai para a presença de Anthony Lopes na baliza, titular pela primeira vez em jogos oficiais. A defesa composta por Cancelo, Rúben Dias, Pepe e Raphael Guerreiro. Um médio campo constituído por Danilo, João Moutinho e Bruno Fernandes. Um ataque elaborado pelo carrossel Bernardo Silva, Diogo Jota e João Félix.
Um jogo confortável da seleção portuguesa que banalizou a atual vice-campeã mundial. Um jogo controlado, de grande intensidade da equipa lusitana. Sempre pressionante, capaz no jogo coletivo e com seletividade no processo de decisão. Marcou quatro, mas teve oportunidades para mais. A Croácia até teve o primeiro remate logo aos 2’ minutos de jogo, mas a partir daí mal surgiu no jogo, tirando num dos últimos lances do jogo, onde Petkovic aproveitou o erro de João Cancelo para marcar.
João Félix e Bruno Fernandes criaram os primeiros lances de perigo surgindo perto da baliza de Livakovic. A primeira ameaça portuguesa surge por parte de Cancelo que com uma trivela disparou para defesa do guarda-redes croata. Ele que esteve em grande após uma dupla insistência de Pepe, primeiro num cabeceamento e depois num remate, no seguimento de um canto. Antes disso, Félix tinha rematado com a bola embater na barra da baliza croata. Também Jota e Raphael Guerreiro viram as suas tentativas esbarrarem nos postes. Antes do final da primeira parte, aos 41’ minutos, João Cancelo numa diagonal do lado direito do ataque português proferiu um remate espetacular que só parou no fundo das redes. Na segunda parte, o jogo continuou num só sentido. Diogo Jota estreou-se a marcar após tabelinha com Raphael Guerreiro aos 58. Aos 70 foi a vez de João Félix estrear-se num lance que manchou a exibição fantástica de Livakovic. Petkovic reduziu aos 91. No último lance do jogo, André Silva (que tinha entrado para o lugar de Félix) ampliou a vantagem após assistência de Pepe, num lance após canto.
Jogo de sentido único. Sem Ronaldo, sem problemas. A Croácia não teve um bom jogo e as ausências de Rakitic e Modric não podem ser desculpa. Não se notou a falta de coesão ou harmonia na equipa nacional. Não parecia um jogo de início de pré-época (mesmo que mal seja uma pré-época). Muita sinergia, muita intensidade, muita capacidade de finalização. A seleção lusa entra com o pé direito numa competição em que é campeã em título. Para Portugal segue-se a Suécia, na Terça-feira. A Croácia encontra a França que venceu a equipa sueca por 0-1.
Este artigo foi escrito por Alexandre Ferreira