Na Bósnia-Herzegovina, os golos de Portugal foram apontados por Cristiano Ronaldo (2), Bruno Fernandes, João Cancelo e João Félix.
Depois da vitória diante a Eslováquia, na passada sexta-feira (13 de outubro), por 3-2 – jogo onde garantiu a qualificação para a fase final do Euro 2024, na Alemanha –, Portugal voltou a demonstrar um domínio absoluto no confronto com a Bósnia-Herzegovina e garantiu o 1º lugar, do Grupo J de qualificação do Europeu do próximo ano, com uma vitória esmagadora de 5-0.
A partida começou com uma entrada muito forte por parte dos portugueses e aos três minutos o árbitro turco Halil Umut Meler assinalou uma grande penalidade devido a um corte com o braço do defesa bósnio Barisic. Para a marcação do castigo máximo, foi Cristiano Ronaldo quem pegou na bola e como já é hábito na sua carreira não perdoou e abriu o marcador na Bósnia.
A partir desse momento, Portugal assumiu por completo a partida, explorando as falhas e a desorganização defensiva dos bósnios e aos 21 minutos, João Félix isolou Cristiano Ronaldo, com o avançado madeirense a bisar e a alcançar a marca dos 127 golos pela Seleção Nacional. A equipa orientada por Roberto Martínez estava bem e não desacelerou, ao ponto de marcar mais dois golos em 12 minutos. O terceiro golo da noite foi por intermédio de Bruno Fernandes, após um belo passe do defesa central Gonçalo Inácio, enquanto que o 4-0 foi marcado pelo lateral João Cancelo.
Se alguém pensava que já tinha visto tudo na primeira parte, ficou enganado e isto porque ainda houve tempo para João Félix marcar e fazer a ‘manita’ – 5-0.
Jogo resolvido e bem resolvido nos primeiros 45 minutos da partida, no entanto, Portugal manteve o controlo para o segundo tempo, pese embora o ritmo tenha sido mais baixo e os golos não tenham aparecido mais.
Mesmo sem alterações no resultado, a segunda parte teve momentos de destaque, como por exemplo as experiências táticas do treinador espanhol – já a pensar na consolidação de vários estilos de jogo para o Euro 2024 – e a estreia absoluta do jovem João Neves pela Seleção principal de Portugal. O médio de 19 anos juntou-se desta forma a Gonçalo Inácio, na lista de estreantes sob a liderança de Roberto Martínez.
Com este resultado, Portugal alcançou a oitava vitória consecutiva em jogos oficiais, um feito inédito nos quase 110 anos de história da Equipa das Quinas. Com todos os pontos possíveis conquistados – 24 – no Grupo J de qualificação o Europeu na Alemanha, a seleção portuguesa já assegurou o 1º lugar do respetivo grupo, deixando a Eslováquia a uma distância de 8 pontos, quando só faltam disputar 6 (2 jogos).
Para as últimas duas jornadas da fase de qualificação, Portugal vai deslocar-se ao Liechtenstein, no dia 16 de novembro, e vai receber a Islândia no Estádio José Alvalade, no dia 19 de novembro.