A música “Grito”, da cantora portuguesa Iolanda, passou com distinção na primeira semifinal da Eurovisão da Canção e vai estar na grande final.
A vibrante melodia da cantora portuguesa Iolanda, denominada de “Grito“, ecoou nas paredes do Malmö Arena, na Suécia, durante a primeira semifinal do 68º Festival Eurovisão da Canção. Com uma performance cativante e uma coreografia impecável, Portugal assegurou o seu lugar na final do respetivo concurso musical.
Na primeira semifinal da competição, que se realizou esta terça-feira (7 de maio), que contou com a participação de 15 países, Iolanda conquistou o público e os jurados e garantiu a sua passagem para a etapa derradeira do evento. Ao lado de Portugal, outros nove países também foram selecionados para a final, como a Sérvia, a Eslovénia, a Ucrânia, a Lituânia, a Finlândia, o Chipre, a Croácia, a Irlanda e o Luxemburgo, que se juntam aos chamados ‘Big Five’ (França, Alemanha, Espanha, Reino Unido e Itália) e ao país anfitrião (Suécia). De fora da final ficaram as músicas que representavam a Polónia, a Islândia, a Moldávia, o Azerbaijão e a Austrália.
A atuação de Iolanda elevou as esperanças de uma música portuguesa voltar a vencer o Festival Eurovisão da Canção – a única vez que ganhou foi em 2017, com Salvador Sobral e a música “Amar Pelos Dois“ – e despertou vários elogios tanto dos espectadores quanto dos jurados. O desempenho impressionante da cantora portuguesa foi reconhecido imediatamente após a sua apresentação, com as probabilidades de avançar para a final a aumentarem significativamente, de acordo com o Eurovision World. “Elegante e puro”, “lindo”, “classe”, “subestimado” e “é incrível como Portugal entrega sempre arte” foram alguns dos elogios, nas redes sociais, à prestação de Iolanda.
No entanto, enquanto Portugal celebra a passagem à final, a Eurovisão deste ano não está isenta de controvérsias. A presença de Israel no concurso tem gerado imensos debates, com apelos ao boicote devido à situação humanitária que se vive atualmente em Gaza. Apesar disso, a primeira noite do festival musical ocorreu sem incidentes, com medidas de segurança a serem muito rigorosas.
A grande final deste sábado (11 de maio), que terá 26 países a concorrer – só falta conhecer 10 finalistas, que sairão da segunda semifinal (quinta-feira, 9 de maio) –, do Festival Eurovisão da Canção promete ser um espetáculo memorável, com Portugal a competir lado a lado com outras nações também elas muito talentosas e que estão igualmente na procura do cobiçado título. Enquanto isso, os fãs aguardam ansiosamente pelo desfecho do festival, com uma única certeza: a música de Iolanda vai ecoar novamente além fronteiras, unindo pessoas de todo o mundo numa celebração da diversidade e da arte.