PORTUGAL É O 5º PAÍS COM COMBUSTIVEÍS MAIS CAROS NA UNIÃO EUROPEIA

JOGOS OLÍMPICOS: CAMPEÕES MUNDIAS EM TÍTULO VENCEM NO SURF
27 de Julho, 2021
UNIÃO EUROPEIA JÁ VACINOU 70% DOS ADULTOS
27 de Julho, 2021

PORTUGAL É O 5º PAÍS COM COMBUSTIVEÍS MAIS CAROS NA UNIÃO EUROPEIA

No segundo trimestre, Portugal vendeu 1,602 euros/litro o quinto valor mais caro entre os Estados-membros da União Europeia. 

Esta semana foi revelado um novo relatório realizado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). “O PMV sem impostos da gasolina na UE-27 aumentou 7,1 cent./l do 1.º para o 2.º trimestre. Portugal praticou um PMV sem impostos mais baixo do que em Espanha. A carga fiscal aplicada em Portugal (60%) justificou a menor competitividade dos preços no contexto da Península Ibérica”, lê-se no relatório.

Já no caso do gásoleo “aumentou 5,2 cent./l do 1.º para o 2.º trimestre. O peso fiscal em Portugal justificou a prática de preços 19 cent/l mais caros do que em Espanha”. Estes valores refletem-se na carteira dos portugueses que sabem agora que vivem no 5º país (relativamente à gasolina) e 6º país (gasóleo) dentro da União Europeia, em que se gasta mais dinheiro em combustível.

Somente no preço do GPL Auto, Portugal ficou atrás do país vizinho, sendo que “comparado com o valor médio da UE-27 foi 4 cent/l superior, contudo, excluindo impostos os preços nacionais situaram-se 4 cent/l abaixo da média europeia”.

O PMV (preço médio de venda) mais barato da gasolina 95 foi praticado na Bulgária. Do lado oposto estão os Países Baixos, o país mais caro na União Europeia, quando falamos de combustível.

“Portugal situa-se na quinta posição dos países que vendem gasolina 95 simples mais cara na UE-27, sendo que o preço praticado corresponde a uma diferença de 56 cent/l e 17 cent/l face ao país com os preços mais baratos e ao país com os preços mais caros, respetivamente”, de acordo com a ERSE. 

Texto escrito por New Men