O Portimonense bateu o Famalicão por 1-0 no Estádio Municipal de Portimão. Os alvinegros consolidam o quarto lugar e continuam com a boa série no campeonato.
O jogo da quinta jornada do Campeonato, Portimonense – Famalicão, foi disputado no Estádio Municipal de Portimão no passado domingo, dia 5 de setembro.
O conjunto algarvio foi à luta com Nakamura, Seck, Filipe Relvas, Pedrão, Moufi, Henrique Jocú, Pedro Sá, Wellinton Júnior, Klismahn e Róchez.
Já a equipa de Vila Nova de Famalicão apostou em Luiz Júnior, De La Fuente, Riccieli, Mihaj, Rúben Lima, Youssouf, Colombatto, Ivo Rodrigues, Pedro Brazão, Júnior Kadile e Álex Millán.
PRIMEIRA PARTE
O início de campeonato do Portimonense espelha uma equipa completamente diferente em relação à do ano passado, que acabou em 13.º. O conjunto treinado por Paulo Sérgio entra para a quinta jornada no quarto lugar, onde encontra um Famalicão que ainda só saboreou a vitória por uma vez neste campeonato – contra o Santa Clara.
A primeira ocasião de perigo chegou ao minuto oito. O canto a favor do Famalicão acaba por ser desviado duas vezes pela defesa da casa e a bola acaba por sobrar para Rúben Lima, que, com uma bomba fora da área, permite uma grande intervenção de Nakamura.
Apesar do equilíbrio estatístico, o Famalicão continuava a ser a equipa mais perigosa junto da baliza. À entrada do minuto 15, Colombatto bate um livre perigoso que sai rente ao poste esquerdo.
As investidas famalicenses pareciam não ter fim e, ao minuto 38, Ivo Rodrigues protagoniza mais um lance de perigo, ao armar um remate potente de fora de área que passa ligeiramente ao lado.
SEGUNDA PARTE
Depois de tanto perigo perto da baliza da Nakamura, o Portimonense reagiu à entrada para a segunda metade do jogo. Assim, logo ao minuto 50, Luquinha, a partir do corredor direito, remata perto do poste esquerdo.
Os alvinegros recusavam-se a baixar os braços e, ao minuto 63, após lançamento lateral de Moufi, a partir da direita, a bola acaba por cair na área da equipa visitante. No entanto, o remate de Róchez é travado pelo poste.
A persistência do Portimonense foi a arma fulcral para a vitória. Já no final do minuto 64, o canto dos algarvios, batido a partir da esquerda, encontra a cabeça de Relvas, que, por sua vez, assiste Pedrão nas alturas para o 1-0.
O golo de vantagem não satisfez o conjunto de Paulo Sérgio. À entrada do minuto 66, Wellinton Júnior protagonizou outra oportunidade perigosa – no coração da área, o médio rematou ao lado da baliza de Luiz Júnior.
Apesar do jogo bem disputado, o Famalicão não se conseguiu impor no jogo e, ainda que tentasse, o Portimonense continuava a pressionar a baliza dos famalicenses. Dito isto, a última oportunidade de perigo do jogo saiu novamente dos pés de Wellinton Júnior, depois de um livre batido pelo brasileiro ter embatido no poste direito.
Assim, o Portimonense consolida o quarto lugar da tabela classificativa em igualdade pontual com o terceiro classificado, o FC Porto. Já o Famalicão, apesar da derrota, sobe ao 14.º lugar.