O evento tem como objetivo sensibilizar empresários, ativistas, investidores e experts da indústria para questões ambientais e encoraja-los a trabalharem nos muitos desafios que o planeta enfrenta.
O Planetiers World Gathering, o maior evento de inovação sustentável, arrancou a 24 de outubro, no Pavilhão Carlos Lopes. Neste primeiro dia, o co-fundador do projeto, Sérgio Ribeiro, abordou sobre o estado atual do planeta e sobre a importância e urgência em equilibrar os setores ambiental, social e económico. Também foram abordadas questões como a guerra na Ucrânia, a crise energética, a pandemia e a crescente instabilidade mundial nos setores ambiental, social e económico.
O co-fundador do projeto dirigiu-se aos líderes mundiais, empresários, ativistas e individuais sobre o seu compromisso e presença na conferência, bem como sobre a necessidade de levar as pessoas a serem também elas Planetiers e a seguirem a missão de construir um planeta mais justo e sustentável.
O evento decorre até dia 26 de outubro e são esperados mais de 30.000 presentes, 300 oradores, 200 startups e 100 investidores, de 90 países. Recorde-se que esta edição é a primeira que decorre 100% presencial, depois de uma primeira maioritariamente virtual, devido à pandemia.
A conferência marcou ainda a celebração do 77.º aniversário das Nações Unidas com um fórum focado no papel da ONU no desenvolvimento de um novo modelo global, um caminho para a humanidade e as estratégias para assegurar a paz. Mário Parra da Silva, presidente do Concelho de Administração da UN Global Compact Network e Bernardo Ivo Cruz, Secretário de Estado da Internacionalização, falaram sobre o papel dos empresários portugueses e do papel dos negócios na regeneração do mundo.
Outro destaque vai para o fórum disruptivo e dinâmico do professor Gunter Pauli. O debate aqui foi sobre a ciência na educação das crianças, a natureza e o pensamento empreendedor. Gunter Pauli desenvolveu centenas de fábulas para tornar algumas das ideias mais complexas mais fáceis, divertidas e inspiradoras. De acordo com o professor, as fábulas são a base para um novo tipo de educação, tornando a ciência mais acessível e atrativa para os mais novos. No palco do PWG, Gunter Pauli falou ainda sobre o enorme potencial das escolas do futuro em adotar um pensamento mais “à frente”, apresentando ideias frescas e inovadoras sobre os objetivos de sustentabilidade.
O segundo dia de Planetiers World Gathering, a 25 de outubro, contará com a Secretária-Geral da Global Alliance for a Sustainable Planet. Também neste dia estará presente Satya Tripathi que irá abordar uma talk sobre o poder da cooperação mundial. O evento contará ainda com a presença de Ali Tabrizi para falar sobre a conservação, poluição e indústria do peixe, e ainda com temas como o turismo verde ou sportainability.
“O Planetiers World Gathering nunca foi tão importante ou relevante. Agora, mais do que nunca, com o aumento do custo de vida, a crise energética, a guerra na Ucrânia e os efeitos continuados da pandemia, organizações como a Planetiers precisam do compromisso dos empreendedores, ativistas e investidores para ajudar a mitigar o que podemos fazer. A saúde ambiental, social e económica do nosso mundo – todo o planeta – está em risco e precisamos de equilíbrio em todas as áreas. São muitos os oradores incríveis e participantes que vieram a Lisboa este ano, mesmo com condições tão difíceis. Eles acreditaram no poder da cooperação e da importância dessa mesma cooperação para atingir objetivos de uma transição sustentável eficaz”, explicou Sérgio Ribeiro no seu discurso na cerimónia de abertura.