PEÇAS CRIADAS A PARTIR DE SEMENTES PARA REFLETIR SOBRE MODA SUSTENTÁVEL

A SAMSUNG TRAZ TECNOLOGIA, VERSATILIDADE, FLEXIBILIDADE E SUSTENTABILIDADE COM OS NOVOS PRODUTOS
13 de Outubro, 2021
ESTE LIVRO VAI ENSINÁ-LO A TIRAR (MELHOR) PARTIDO DOS INGREDIENTES FRESCOS
13 de Outubro, 2021

PEÇAS CRIADAS A PARTIR DE SEMENTES PARA REFLETIR SOBRE MODA SUSTENTÁVEL

A Semente da Moda é uma iniciativa que expõe o trabalho da designer emergente Carolina Costa e está disponível no LeiriaShopping até dia 17 de outubro, domingo.  

A iniciativa Semente da Moda pretende desafiar a sociedade a refletir sobre moda sustentável. Esta iniciativa vai estar disponível até dia 17 de outubro, domingo, no LeiriaShopping. A designer Carolina Costa, que ganhou o Prémio Moche na Moda Lisboa, este mês, no âmbito do concurso de jovens criadores, Sangue Novo, desenhou em exclusivo para o centro comercial três peças protótipo produzidas com materiais sustentáveis e sementes.  

O protótipo da coleção de roupa natural, que vai estar patente ao longo do Piso 0, é inspirada nos trajes populares da região e coloca o ciclo das peças em perspetiva. Produzidas a partir de materiais biodegradáveis, no final do seu ciclo, as três peças apresentadas no LeiriaShopping podem ser semeadas, dando origem à matéria-prima com que foram criadas.  

Para este projeto foram usadas, entre outras matérias-primas, 2293 sementes, desde girassol e abacate às de cânhamo, embutidas na trama e na produção do próprio tecido, assim como algodão orgânico e tintas de origem natural, como a curcuma. 

Mário Madeira, diretor do LeiriaShopping, refere “que para o centro é um orgulho enorme trazer à comunidade um tema tão importante através da (iniciativa) Semente da Moda. A Sustentabilidade é um imperativo nos dias de hoje e algumas das nossas marcas têm feito um trabalho muito significativo nesta área, apresentando soluções cada vez conscientes. Esta é também uma forma de agregar e destacar estas boas práticas”. 

“Hoje em dia a questão da sustentabilidade é uma prioridade, mas temos de arranjar formas criativas e apelativas para que seja efetivamente uma realidade nas ruas. Este tema tem de passar a ser um ato inato e não apenas um ato esporádico”, afirma Carolina Costa. 

O LeiriaShopping vai também, durante a iniciativa, dar a conhecer as boas práticas das lojas do centro que têm soluções sustentáveis, como produtos mais amigos do ambiente e a recolha de roupa usada. Estas lojas vão estar identificadas com o símbolo “Semente da Moda”, assim como estarão numa página dedicada ao evento no site no centro. 

No âmbito desta iniciativa, o centro comercial vai receber no sábado, dia 16, entre as 10h e as 13h, na entrada sul, no Piso 0, um workshop de upcycling, em que os participantes podem criar um acessório de moda único a partir de tecido recuperado de peças de roupa danificadas, dando-lhes uma segunda vida. 

O workshop vai ser realizado pela Mind The Switch, a primeira marca portuguesa a criar eventos privados de troca de roupa. O projeto estará presente pela primeira vez na região para a exposição do LeiriaShopping, sendo o workshop de entrada livre. Não é necessária qualquer inscrição, basta aparecer e participar.  

A Semente da Moda, que já decorre desde o dia 9 deste mês e vai até ao dia 17, está inserida no movimento “Consciência Somos Nós”, iniciativa dos centros comerciais geridos pela Sonae Sierra em Portugal, que tem como objetivo informar, sensibilizar e apoiar a comunidade para a construção de um mundo mais consciente e sustentável. 

Texto escrito por Maria Ana Tojo