PASTILHA ELÁSTICA AJUDA NO COMBATE À COVID-19

ARCTIC MONKEYS COM DATAS MARCADAS PARA LISBOA, EM 2022, NO NOVO FESTIVAL KALORAMA
23 de Novembro, 2021
VW POLO 1.0 TSI, CONCENTRADO DE VOLKSWAGEN
23 de Novembro, 2021

PASTILHA ELÁSTICA AJUDA NO COMBATE À COVID-19

Cientistas da Universidade da Pensilvânia criam pastilha elástica que diminui carga viral da Covid-19 na saliva em 95%.

Tem a textura e o sabor de uma pastilha elástica normal, mas esta chiclete experimental contém cópias de uma proteína que é usada pelo vírus para infetar as células.

A pastilha elástica contém cópias da proteína ACE2, encontrada na superfície das células, usada pelo vírus como forma de entrada para invadir as células e infetá-las. Após várias experiências em laboratório, usando amostras de saliva e das zaragatoas de pessoas infetadas, as partículas do vírus ligaram-se aos recetores ACE2 na chiclete.

Segundo os cientistas da Universidade da Pensilvânia, nos EUA, a carga viral pode diminuir até 95% através do uso desta pastilha elástica. Foi testada para ser usada para reduzir a transmissibilidade das pessoas infetadas pelo vírus por via aérea, por gotículas de saliva, tosse, espirros ou mesmo respiração.

Os investigadores acreditam que esta chiclete, pode vir a ser mais um recurso usado no combate à Covid-19, pode ser útil principalmente em países onde as vacinas não estão disponíveis em massa. Quando é mascada, a proteína desta pastilha elástica atrai o vírus, diminuindo em larga escala a sua transmissibilidade.

A Covid-19, doença detetada no final de 2019, tem atualmente inúmeras variantes identificadas por todo o mundo.

Texto escrito por: Luís Duarte Sousa

Toyota RAV4
Slider