Durante o mesmo período do ano passado, apenas 52% dos voos chegaram dentro do horário previsto na capital francesa, um número que pode piorar este ano devido ao aumento das reservas.
O ano de 2024 é marcado por mais uma edição dos Jogos Olímpicos que decorrem de 26 de julho a 11 de agosto, na cidade de Paris. Inevitavelmente, o tráfego aéreo na Europa – especialmente em França – será afetado por este evento. Para além da taxa normal de voos durante as férias de verão, prevê-se um elevado número de pessoas que irão viajar exclusivamente para assistir aos Jogos Olímpicos: as primeiras estimativas, feitas no final de fevereiro, revelaram um aumento de 125% nas reservas de voos para Paris. Paralelamente, os dados das reservas indicam que os países com maior tráfego de passageiros para França são Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Japão e Espanha.
A AirHelp, empresa mundial líder em tecnologia de compensação de passageiros aéreos, compilou dados sobre as chegadas aéreas a Paris no verão passado, especificamente nas datas em que os Jogos Olímpicos terão lugar este ano. Desta forma, os passageiros podem conhecer a pontualidade habitual dos aeroportos franceses nas referidas datas e o que podem esperar com o aumento do número de voos e a aglomeração de viajantes.
Em 2023, nas datas analisadas, registou-se a chegada de mais de 7 mil voos aos aeroportos parisienses e mais de um milhão de passageiros. Destes, cerca de 48% dos voos não aterraram no seu destino à hora prevista. No caso de Portugal, 912 voos descolaram para os aeroportos franceses durante as duas semanas abrangidas por este estudo com quase 15 mil passageiros a bordo, chegando a horas em 60% dos casos.
Embora existam três aeroportos localizados na cidade, os aeroportos de referência para a maioria dos viajantes que aterram em Paris são Charles de Gaulle e Orly. Tendo em conta a pontualidade dos aeroportos franceses (que não ultrapassou os 65% de voos pontuais nos meses de verão – julho e agosto – do ano passado), o desempenho dos aeroportos parisienses, em particular, contribuiu para piorar os números. No caso do aeroporto Charles de Gaulle, 48% dos voos que aterraram foram pontuais; em Orly, cerca de 1300 voos chegaram a horas (54%); e em Beauvais Tillé – o menos movimentado dos três – a taxa de pontualidade foi de 70% dos voos.
Regra geral, mais de 400 voos chegam à capital francesa todos os dias durante este período. De acordo com as previsões para os Jogos Olímpicos 2024, o dia de chegada a Paris pode variar consoante o país de origem, os dias de férias ou mesmo se houver uma competição que interesse particularmente ao viajante, pelo que a chegada dos passageiros será gradual. No entanto, estima-se que todos os passageiros que viajem para desfrutar deste evento regressarão a casa no mesmo dia em que os Jogos Olímpicos terminam – 11 de agosto – causando, desta vez, grandes multidões de passageiros e voos nos aeroportos de Paris.