O vício em álcool ou em drogas são dados como mais comuns, mas existem outros que são igualmente preocupantes e deteriorantes para a saúde humana.
Já ouviu a expressão és viciado ou viciada em compras? A realidade é que este vicio é real e tem mesmo um nome científico Oniomania. Também conhecido como transtorno do “comprar” compulsivamente, este vício consiste na extrema ansiedade pela necessidade do consumo. Desta forma, a pessoa somente sente alívio da condição quando realiza a compra do objeto.
O bronze é um vício basta comum nos dias de hoje, alguém que visita um solário cerca de oito a 10 vezes por mês está claramente viciado em bronze. Este vicio é um dos mais perigosos pelo risco de cancro da pele.
O exercício também é um vício que apesar de fazer bem, em excesso pode trazer as suas consequências como por exemplo, as pessoas que não conseguem parar de fazer exercício mesmo quando têm lesões graves. As pessoas completamente viciadas em exercício gastam duas a três horas por dia a fazê-lo, algo que coloca muita pressão sobre o corpo.
A cirurgia plástica também faz parte, pois uma pessoa viciada em cirurgias plásticas é alguém que tem uma obsessão com as suas imperfeições, sejam elas reais ou imaginárias. A busca pela perfeição é um problema mental e algumas pessoas viciadas nestas cirurgias acabam muitas vezes por ficar com um rosto irreconhecível ou sequelas físicas graves.
Por fim, os vídeos jogos que já se tornaram um vício bastante comum e que se caracteriza por indivíduos que passam várias horas do dia a jogar online de forma quase compulsiva, alheados a tudo o que os rodeia incluindo a família e os amigos. Isto é algo que deteriora a vida pessoal e pode prejudicar a saúde mental e física.
Artigo por New Men