Falámos um pouco com a GuidaGorumet, uma das lojas míticas de Ovar.
A gastronomia de Ovar abre o apetite a qualquer um. Ovar é um local apetitoso, húmido, intenso e cheio de textura, igual ao pão de ló que por lá se faz.
Não podemos pensar nesta cidade sem pensar na doçaria conventual. A GuidaGourmet mantem viva a tradição desta especialidade. Há quem diga que as melhores receitas são as de família, e este pão de ló é um exemplo disso mesmo.
Sem desvendar o seu segredo, questionámos a GuidaGourmet sobre o que torna a sua receita especial, ao que a “Guida” – dona desta loja maravilhosa – respondeu ser o carinho com que se fazem os pães de ló: “Ainda fico nervosa quando sai uma fornada. Os ingredientes têm de ser de qualidade, e temos fornecedores excelentes, mas o que marca a diferença é o amor que ponho em cada fornada, sempre como se fosse a primeira que fiz”.
Guida conta que se mudou para Ovar com 22 anos, e foi logo à chegada que experimentou fazer o seu primeiro pão de ló. Na altura, nunca imaginou que viria a comercializar o bolo, mas a vida acabou por a levar até este negócio que começou a crescer e nunca mais parou. Atualmente, com 57 anos, Guida continua a pôr a mão na massa.
A Camara Municipal de Ovar colabora com a loja no que toca às visitas. Não sabia? Pode agendar uma visita guiada e assistir a todo o processo de confeção. Desde a entrada da mercadoria até o bolo ser desenformado.
O bolo demora no mínimo duas horas a ser feito e não há pormenor que escape. Desde a forma como o papel é vincado e moldado, à maneira como separam a clara do ovo. Além disso, a visita ainda oferece a oportunidade para testar algumas das suas capacidades no mundo da culinária. De momento, as visitas foram interrompidas devido à pandemia, mas futuramente voltará a ter a oportunidade de conhecer a loja da Guida.
Se ainda não ficou convencido a provar este soberbo pão de ló, saiba que n’ A GuidaGourmet também tem outras especialidades. A pensar nos clientes que não apreciam ovos, e tantos outros que procuram novos sabores, Guida apostou em três pães de ló com outros ingredientes.
Quando vamos à loja ou ao site deparamo-nos com as restantes variedades deste doce. Por vezes, novos tempos pedem novas receitas. A mesma receita, mas com um toque moderno, foi o que fez nascer o pão de ló de chocolate, café e ruby.
Todos eles com a mesma qualidade que o original. Chocolate é o que mais chama a atenção dos clientes, mas o de ruby junta o intenso vinho do porto à leveza do bolo. Natural do Porto, foi inevitável para Guida criar esta combinação. O de café nasceu quando os clientes começaram a pedir “um pão de ló e um café, se faz favor”.
Se for a Ovar passe por esta loja. A GuidaGourmet preserva a história e a gastronomia da cidade, e partilha com amor os pães de ló com os seus clientes.
Este artigo foi escrito por Marta Pereira Laranjeira